sexta-feira, 18 de setembro de 2020

SABEDORIA



.



Texto de Inajá Martins de almeida

Olá jovens... Em tempos de mudanças, temas reflexivos nos alertam, com muita sabedoria, então vejamos:

Nos últimos meses informações nos são transmitidas sobre assuntos que até bem pouco tempo não nos eram familiares: coronavírus, covid, pandemia?

De repente, veículos informacionais – rádio, tv,  jornais, revistas, redes sociais, passaram a nos proporcionar informações variadas, as quais, aos poucos tiveram de ser absorvidas e transformadas em conhecimento, dada a gravidade da situação mundial. Certo?

Até aqui tudo tranquilo imagino! Agora, o interessante disso tudo é como pudemos e podemos administrar, com sabedoria e bom senso o que nos foi e nos é transmitido, uma vez que difícil é vivenciar uma situação e saber o que fazer.

Embora os livros e os mestres possam nos proporcionar informações e conhecimento, a sabedoria se aprende através de nossas experiências, quando nos predispomos a aprender com humildade.

Bom vocês já devem ter percebido que sabedoria é nosso tema semanal.

Então vamos pensar juntos, agora em que o virtual tem demonstrado sua realidade.

Temos falado sobre a situação atual sob vários aspectos, verdade? Todavia nunca é demais podermos distinguir informação, conhecimento e sabedoria.

De uma forma simplista, podemos dizer que informação informa, conhecimento agrega e sabedoria é soma dos dois a fim de nos guiar ao bom senso, ao equilíbrio, e a ética, para resolvermos as situações que nos são propostas.


Claro que o tema deixa um leque para outros questionamentos.  A proposta é deixar pontos em aberto para que a mente trabalhe e compartilhe com sabedoria reflexões, muitas vezes não questionadas. Pois então.

Seria pois a sabedoria o que estamos a praticar?

Como assim, poderão perguntar alguns. Bom, posso refletir sob meu ponto de vista, com muito respeito. Vamos lá.

Quando compartilhamos espaços em nossa casa, até então vazios pelas nossas ausências, dado horas entre trabalho, escola, passeios, será que a sabedoria não se faz presente através da paciência, do respeito da solidariedade, do conviver próximo em tempo integral agora?

Quando a tela do computador se transforma em sala de aula remota, onde apenas breves palavras num chat nos são permitidas entre colegas, antes presenciais, agora virtuais, não estaria ali a sabedoria a nos cercear entre a brevidade da fala e a imagem que transmitimos?

Quando pensamos antes de falar, o bom senso demonstraria sabedoria?

Quando procuramos compreender as perguntas antes de questionar as respostas, não estaria a sabedoria a nos dar pistas?

Quando entendemos que o começo da sabedoria é o silêncio? Assim, que tal pararmos para refletir o quanto o silêncio dialoga conosco?

Pois então. Rapidamente tivemos de nos valer da informação e conhecimento acumulados para que a sabedoria aflorasse em prática comum a todos – professores, alunos, aprendizes. 

Bom, assim pensando, que tal um bate-papo bem informal?

Também, que possamos meditar que aquele que pensa que tudo sabe está muito mal informado, e que o princípio da sabedoria está no temor, como dizem alguns pensadores.

Assim encerro minha fala, e que a sabedoria nos traga outras tantas reflexões.. Até mais.

_____________________________________

________________________

(495 palavras - tempo 5:14 - data 31 de julho de 2020)



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...