domingo, 29 de novembro de 2020

OPORTUNIDADE

 Texto de Inajá Martins de Almeida


Olá jovens

_ Será que esforço, força de vontade, autoestima, controle emocional, proatividade, disciplina, respeito, podem traçar planos para o viver pessoal, familiar e profissional?

_ Será que descortinam horizontes às novas oportunidades?

Almejo que sim, pois que a oportunidade somente alcança profissionais que geram em si habilidades em multitarefas.

Vamos partir então em busca da tão sonhada oportunidade.



Do latim opportunitas, oportunidade é aquele momento propício para realizar algo, aquela situação favorável à mudanças.


Assim pergunto novamente:

_ Será que estamos aproveitando a chance de trabalhar, estudar e permanecer em nossas home offices nesse período ímpar para todos?

_ Será que estamos gerando oportunidades para nós?

Agora, sigam outro raciocínio. Dizem que o profissional do futuro tem que se reinventar a todo momento,  assim, pressuponho que esses meses trouxeram consigo muitas oportunidades. Não é mesmo?

Aliás:

_ Será que pudemos observar algum diferencial em nós?

_ Será que pudemos criar e crescer?

Então. Todos sabemos que imprevistos e crises nos alcançarão em algum momento, não é mesmo?

Entretanto, saibam que estudos apontam técnicas preparatórias às oportunidades num mercado altamente exigente e competitivo. Ufa que alívio. Vamos a elas:


 

1.   Procure adquirir novas habilidades e conhecimentos

A era do conhecimento e da tecnologia requer constante atualização. Hoje não se permite mais o indivíduo fazer a mesma coisa em tempo integral, daí a necessidade pela busca por agregar  áreas distintas. O conhecimento não ocupa lugar e portanto é sempre bem-vindo. Professor Leando Kanal nos diz que “quanto mais interesses eu tenho, mais eu me torno interessante”.


 2.   Saiba trabalhar em equipe

Uma das exigências primordiais num ambiente corporativo é a prática do trabalho em equipe. Não se permite mais indivíduos fechados em si, que não exercitem autocontrole. Empresas procuram profissionais que trabalhem as próprias emoções, que foquem em seus pontos fortes, que sejam proativos, que exerçam autoestima. Que saibam gerar e gerir equipes.

 

 3.  Crie vínculos de trabalho, de remuneração, de renda extra

Prepara-se para concursos públicos, para entrevistas; planeje estratégias de carreira, proporcione estabelecer e gerenciar o próprio salário; crie alternativas para renda extra.

Lembram-se daquele técnico em manutenção de computadores que é questionado ante a apresentação da nota de prestação de serviço cuja diferença entre a mão de obra e a peça avariada era significativa? Pois então! A questão toda ficou na habilidade e no valor que o profissional aplicou em seu conhecimento.

Lembram-se também quando falamos de autoafirmação, ser protagonista da própria história?

Pois bem! O técnico depositou em seu conhecimento a destreza na resolução do problema. Quem poderia questioná-lo? Pensem nisso.

 


4. Reinvente-se sempre

Invente, tente, faça diferente. Pois então, a oportunidade se chama agora. Para que procrastinar? Reinvente-se. Inove-se. Faça diferente. Faça a diferença.


5.  Desenvolva capacidade empreendedora

Isso não quer dizer que todos serão empresários, terão a própria empresa, serão patrões. Claro, impossível. Mas empreender a vida pessoal, familiar, profissional, social é possível, porque, afinal de contas todos somos empreendedores, apenas não fomos orientados a nos enxergar assim. Comecemos agora empreender a nós.

 

6.  Saiba administrar crises e situações imprevisíveis

Dizem que a crise é um dos melhores fatores para se gerar oportunidade.  

Assim, a Rasc ao se impor perante a crise, tornou previsível a situação imprevisível; em fios cibernéticos oportunizou a proximidade de equipe técnica, professores, aprendizes e polos num curto espaço de tempo.

Perceberam que a oportunidade somente é possível àqueles que se preparam? Pois então!

Que você jovem saiba entender e aproveitar a oportunidade desse primeiro emprego o que, sem dúvida fará todo o diferencial competitivo.

Eu, de minha parte, a partir do exposto, percebo oportuno deixar o meu até mais.




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...