sexta-feira, 20 de novembro de 2020

FORÇA DE VONTADE

 texto de Inajá Martins de Almeida

Olá pessoal                    

Vocês se lembram que tratamos do tema esforço e que ele requeria empenho e desempenho, para atingir metas e objetivos? Pois então, agora, a força de vontade dará complemento à proposta semanal.

Vejam que interessante.


Muito embora de maneira subjetiva e pessoal, o conceito nos diz que a força de vontade é a capacidade que temos de nos esforçar para alcançar ou conquistar objetivos. Mas, como o esforço, a força de vontade, também requer planejamento, a fim de cumprir metas para tornar sonhos em realidade.

Tudo a ver com esforço, empenho e desempenho, não é mesmo?

Estudos científicos apontam que não se pode confiar apenas na força de vontade, no entusiasmo que se coloca numa ação, pois são muitos os que iniciam academia, estudo de outro idioma, dietas, enfim, a lista cresce, mas que desistem durante a jornada, uma vez que, ao longo do percurso, o entusiasmo vai perdendo forças, até, quem sabe, volte ao estado inicial de inércia.

Pensaram nisso?



Claro que todos podemos ser acometidos pelo esgotamento físico e mental, também pela falta de vontade, daí a razão para se ter um plano B. Também falamos disso. Mas, aqui vamos avançar e observar alguns pontos que podem subtrair nossa energia:


- Querer agradar todos em tempo integral, irá desagradar o ser mais importante, você mesmo.

- Recear dizer não, porém, embora difícil, muitas vezes é necessário, não posso, não devo, não quero

- Reduzir tempo de sono. Talvez seja esse o maior roubador de energia, pois que o corpo necessita repouso adequado.

- expor-se em demasia à luz das telas de TV, celular, computador

- atribuir horas incontroláveis em jogos e filmes de ação, assim como em redes sociais. Aliás, todos sabemos que o tempo é um bem precioso e justo que  recebemos igualitariamente. Assim, porque não o tratarmos com o devido esforço e força de vontade para que as horas se multipliquem e não se subtraiam, uma vez que temos em conta que o diferencial é a utilização que damos as vinte e quatro horas disponíveis a nós, daí o planejar se torna imperativo.

Estes foram alguns tópicos sugadores de energia. Vocês podem encontrar outros, entretanto o ideal é que haja uma força tarefa para identifica-los e trabalhar sobre eles, para que a energia possa ser revigorada sempre que houver queda; aliás, jamais nos esquecemos da recarga do celular, não é mesmo? Se não descuidamos de um aparelho, porque não pensar na máquina mais fantástica que é nosso cérebro, nosso corpo.

Ademais, de acordo com embasamento científico, podemos nos orientar através de seis práticas para exercitar a força de vontade, quais sejam:

1. Pratique exercícios físicos, quer seja caminhada, academia, natação, enfim, algo que seja regular e exercite corpo e mente  

2. Faça planos de pouca complexidade e curto prazo. Não se entregue a projetos mirabolantes que não poderão ser cumpridos satisfatoriamente. Toda ação começa com pequenos passos de cada vez.

3. Deixe de procrastinar. Amanhã é sempre uma prática perigosa, pois que o amanhã, poderá ser tarde demais. Assim, atribua início, meio e finalização. Estipule prazos e cumpra-os   

4. Exercite cochilos principalmente após refeições. Sei que não temos esse hábito, mas que tal iniciarmos ainda que seja por uns minutos diários. Daí aquele cochilo entre atividades, com certeza fará muita diferença.

5. Mantenha estresse e ansiedade sob controle. Uma música, uma leitura agradável, um distanciamento para meditação em local arejado, longe de agitações, pode ser favorável para recarga de energia. Ah! Principalmente desligue-se ou distancie-se do celular por breves momentos

6. Reduza as tomadas de decisão ao longo do dia. Não se permita encarar várias decisões simultaneamente, além de ser ante produtivo, gera fadiga incontrolável.   

Bom. Penso que se colocarmos em prática alguns desses exercícios, sem dúvida nossa força de vontade será estimulada e, como tudo se torna hábito, ou deveria se tornar, não custa tentar não é mesmo?

Assim, com a força de vontade que mantive durante esse tempo em que estive aqui, despeço-me com o costumeiro, até mais 


_________________________

(673 palavras – tempo 6:33




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...