terça-feira, 17 de novembro de 2020

ESFORÇO

 por Inajá Martins de Almeida



Olá jovens.

Como estamos nos comportando nesses últimos meses, mais precisamente a partir de março último?

Será que podemos retroagir e nos colocar naquela zona de hábitos diários, até quem sabe de conforto, em que horários eram comprometidos entre escola, estudo, trabalho, família, recreação social?



De repente a força tarefa foi acionada. Esforço de todos requeria empenho e desempenho para mudança. Não é mesmo? Sim, porque o objetivo a partir de então era resolver uma situação inusitada – a pandemia, a reclusão social.


Empenho por parte da equipe Rasc valeu esforço de todos – técnicos, professores, jovens aprendizes.



O presencial cedeu espaço ao virtual. On line o esforço requereu de cada envolvido estratégia, empenho e muito trabalho, a fim de que metas e objetivos seguissem avante, a despeito de qualquer adversidade. A cada um, a tomada de decisão requereu esforço conjunto.

Bom, tudo a ver com a definição de esforço, qual seja, empregar mais força ou empenho em determinada ação, com o objetivo de conseguir melhores resultados.



E saibam que há diferença entre esforço e empenho. Vamos ver isso?


Enquanto esforço é a intensificação das forças físicas, intelectuais ou morais para a realização de algum projeto ou tarefa e claro, aquilo que nos custa muito sacrifício, empenho, por sua vez, é o ato de empenhar, ter grande disposição e interesse.



 

Agora, sinto dizer que não para por aí não, porque empenho é o meio e não o fim; por sua vez esforço, trabalhar com afinco, poderá gerar cansaço e frustrações, assim como perda de tempo, alto custo energético, desanimo, desistência da continuidade de propósito. Compreenderam?

 

Complicou, alguns dirão. Pois é. O que falta então?

 

Bom falta agregar desempenho, cujo significado é cumprir, concluir, finalizar o trabalho, com resultado.

 

Vamos exemplificar

 

O jovem se prepara para o vestibular: esforça-se, empenha-se nos estudos, investe horas de concentração, compromete passeios aos finais de semana, agora, se o nome não figurar na lista de aprovados, todo esse esforço e empenho fracassou. Faltou a conclusão final, o desempenho, o resultado.

 

O jovem almeja a colocação no mercado de trabalho, entretanto, seu desempenho escolar está distante da oferta. Notas vermelhas o reprovam.

 


Perceberam o real significado do desempenho?

 

Assim, esforço, empenho e desempenho, num mercado tão competitivo, fará toda a diferença.


Agora, para concluir este tema, observem alguns pontos, os quais podem servir de parâmetros inicialmente a esses atributos:

 



1º) Defina anseios reais e foque neles – pode ser liderar equipes, gerenciar empresas, passar no vestibular, enfim, cada qual sabe o tamanho do seu sonho;

 

2º) Faça projeções de quanto esforço deverá ser atribuído para a realização do que se almeja – horas extras de estudo? rede de contatos?

 

3º) Estruture plano que movimente e dê sentido e significado às ações.

 

4º) Elabore plano estratégico – tenha sempre um plano B de reserva

 

5º) Trabalhe duro

 

Enfim, a decisão compete a cada um, porque afinal, “o sucesso não ocorre por acaso”, como nos exorta dr. Lair Ribeiro.

 

Eu por minha vez, sem muito esforço digo a vocês, até mais.



__________________________________
______________________
 

498 – palavras  5:23 tempo


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...