segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

LEITURA e seus propósitos - II

PROJETO CIRCUITO LITERÁRIO 






_______________________

Na primeira vídeo aula falei e apontei alguns pontos sobre a leitura. 

Afinal o que é leitura. Percebemos assim que ler é uma ação, a qual demanda esforço, hábito e comprometimento. 

Ademais que sua importância e benefício são fatores imensuráveis para a formação do cidadão.

E culminamos com a frase de Monteiro Lobato de que uma Nação se faz com homens e livros. 


Bom... Agora, nesta segunda vídeo aula trago algumas dicas que, a mim são significativas e tem me orientado a prática da leitura de maneira prática e contundente. 

O que logo no início pode chamar atenção é a frase de Airton Ortiz, que é jornalista, escritor e fotógrafo e tem viajado o mundo o que lhe permite ser autor de 20 livros. Quem não gostaria de ter um currículo deste? Pois então. Mas o que ele diz é significativo, porque podemos ter sim esse cabedal de conhecimento, uma vez que "somos o resultado dos livros que lemos, das viagens que fazemos e das pessoas que amamos".

Não menos significativa a palavra de Steve Jobs ao dizer que precisamos apresentar às pessoas o que elas não sabem e devem saber, assim, estou eu aqui dividindo com vocês um pouco do conhecimento que adquiri e adquiro através dos livros e leituras. 


Primeiro, tenho de saber por que e para que devo me exercitar no ato de ler.

Percebo assim que leio para:

- estimular minha criatividade

- me divertir

- me inspirar

- me emocionar

- me informar

- me transformar e transformar o mundo ao meu redor

- me aproximar de povos e culturas

- me preparar para o estudo, para o trabalho e para a vida

- agregar conhecimento

- aperfeiçoar meu vocabulário

- avivar meu processo comunicativo

- instigar o processo criativo em mim


Segundo, que tomar posse do livro é uma arte.

Porque ler uma palavra é reconhecê-la. Que os melhores escritores, sem sombra de dúvida, são os melhores leitores.

Que personalizar o próprio livro é tomar posse de seu conteúdo e que essa prática é uma arte. 

À título ilustrativo, dia desses professor Mário Sergio Cortella, sendo questionado sobre o que seria arte, simplesmente disse o seguinte: 

"Arte é o que sai com você quando você deixa uma sala de espetáculo". 

Assim, ao colocar minhas impressões no livro, sublinhando frases e parágrafos, alinhando outros textos ao texto, trazendo páginas outras ao seu contexto, anotando, circulando, grifando, personalizo o livro o qual se torna meu instrumento de consulta, de estudo, de conhecimento.


Terceiro que é de suma importância a constância do hábito para com a leitura, pois que ela, a constância, vale mais do que a intensidade. De pouca valia se torna ler de uma única vez e retornar tempo depois. O interessante é um pouco por dia assim:

Tenha disciplina consigo

Escolha o tema - o universo informacional é vastíssimo e não temos acesso a todo produção global

Crie o hábito diário e permanente, com o tempo os resultados se farão perceptíveis

Leve sempre o consigo, no trabalho, na escola, em seus momentos de distração, pois que a ocasião certamente o encontrará

Estipule metas e procure cumpri-las

Busque participar de projetos de leitura, ou quem sabe até crie o seu próprio grupo - sem dúvida é prazeroso e estimulante

Distancie-se das comparações. Cada leitor tem seu próprio ritmo.  


Em quarto que o planejamento dá maior possibilidade e probabilidade para gerar essa constância sobre o ato de ler.

Ao fazer perguntas você terá mais recursos positivos para a criação do hábito e prática para a leitura.

Qual assunto pretendo me envolver ou preciso trabalhar neste momento, para que meus estudos se tornem mais produtivos, ou quem sabe temas técnicos para desenvolver trabalho mais adequado, enfim, seja seletivo ante o vasto universo da criação literária.

Quais livros pretendo ler? Interessante anotar essas informações, pois que elas são relevantes e produtivas.

Quantos livros pretendo ler neste mês. Afinal o planejamento comporta informações abundantes, assim, o quanto mais me inteirar de apontamentos, melhor será a condução da prática da leitura.

Quais dias afinal posso dispor?

Ademais, onde posso encontrar indicações para boas leituras. Bom aqui a ferramenta internet traz avalanche de boas orientações. Profissionais envolvidos com leitura e livros se esmeram na produção de vídeos, os quais podem ser selecionados. Seguir alguns desses internautas é aconselhável.

Assim, se bendito são os que semeiam livros... livros a mancheia, que o leitor possa gerar em si esse povo que pensa. 

Ademais se a leitura do mundo precede a leitura da palavra que sejam vocês esses leitores que consigam, ao olhar para uma palavra, para uma situação no cotidiano, interpretar, de maneira a mais reflexiva possível,  a sociedade em constante transformação.   

Espero que esses apontamentos possam avivar em vocês esse encontro salutar e prazeroso com a leitura.

Assim, até mais. 

_______________________________

Acompanhe no you tube através do link abaixo

https://www.youtube.com/watch?v=Xy05CnqGVwM


  

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...