sexta-feira, 18 de setembro de 2020

PROATIVIDADE

Por Inajá Martins de Almeida

Olá pessoal. Preparados para mais uma atividade? O tema desta semana nos leva a refletir sobre proatividade e reatividade. Vamos encarar esta?

Será que conseguiremos nos observar em alguns itens que serão abordados neste nosso breve encontro? Então fiquemos atentos a proposta. Ah! Não se esqueçam do caderninho de anotações, ele é importante em qualquer circunstância.

Comecemos pelos prefixos das palavras os quais nos dão pistas:

Pro o mesmo que a favor. Isso significa estar aberto, preparado, a favor de alguma situação que vier se apresentar, como parte integrante da solução do problema.

Ré, sentido oposto, atrás. Faz parte do problema, tipo deixe a vida me levar...


Vamos então colocar alguns tópicos que envolvam essas ações. Podemos verificar que a pro-atividade é a capacidade de antecipar situações, também que é um hábito e como tal deve ser criado e exercitado, enquanto que a reatividade é uma reação ativa e contrária a qualquer esforço.

E com relação as pessoas proativas e reativas, como as podemos perceber?  


Vejamos

Proativo

Reativo

A pessoa proativa busca para si autodisciplina, cria e estuda estratégias para demonstrar credibilidade e comprometimento em suas ações, quer no âmbito pessoal, familiar, profissional, afetivo. Faz parte do resultado alcançado. Escreve a própria história. Mantém-se à frente de qualquer problema que possa surgir, pois que o antecipa.

 

A pessoa reativa mantém-se na retaguarda, usa de justificativas e lamentações não assume responsabilidade, suas tarefas são elaboradas por obrigação. Muitas vezes o reativo é o próprio problema.

A pessoa proativa ao se deparar com situações adversas, encontra oportunidade, cria planos estratégicos para as executar, atenta-se ao relacionamento interpessoal, a opinião das pessoas é importante para o desenvolvimento próprio e dos envolvidos. Está atento aos feedbacks.

 

A pessoa reativa, em sua maioria, age por impulso ao tomar uma decisão que depois irá se arrepender; não atenta aos feedbacks das pessoas.

 

A pessoa proativa é ousada, tem atitude e se lança aos seus projetos. Sabe a hora de agir, faz a diferença ao marcar presença, pois sabe que aquele que não é visto não é lembrado. Sabe sair da zona de conforto, da inércia, ao se abrir para o hoje, não aguardando o amanhã. Não se vitimiza, pois os desafios não a intimida.  

 

 

A pessoa reativa não se lança, pois imagina que o problema não é seu e não vê algo que possa fazer. Assim, não marca presença, quem sabe logo seja esquecida e substituída.

A pessoa proativa procura alternativa eficaz, altera seus passos, conquista espaço.

A pessoa reativa se vale dos nãos. Não posso. Sou assim e não mudo.

 Bom, entretanto, embasada na pesquisa efetuada, e compactuando esse ponto de vista, devemos atentar para o equilíbrio, o ponto central. Reativos e proativos estarão enfrentando a mesma situação, como num jogo.

O que fazer?

Uma sugestão interessante é dar aquele time, aquele stop para se obter a visão ampla do todo. Um retrocesso. Um tempo para rever, analisar e conceituar a situação. Organizar os planos e prosseguir. Todos nós precisamos desses passos.

Assim, em cada um de nós há parcelas de proatividade e reatividade, dependendo do ponto em que estivermos observando a situação. O ideal portanto, é que nos embasemos pelo melhor ângulo. Não é de todo ruim, não é mesmo?

Agora, almejo que o exercício proposto possa fluir de maneira produtiva nossa atividade entre prós e contras ao que me despeço. Até mais.


________________________

encaminhado 25/09/2020 -  559 palavras - tempo 5:08

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...