segunda-feira, 18 de abril de 2011

TALENTO: quem recebeu menos e multiplicou provou ter mais capacidade do que quem recebeu mais

Jefferson Magno Costa - http://jeffersonmagnocosta.blogspot.com/


Toda pessoa possuidora de talentos corre o risco de os usar mal, os enterrar ou os perder, e quando um dia estiver diante de Deus, não dará boa conta deles.

Alguns por terem caído no pecado da soberba, outros por terem caído no pecado da inveja, e outros por terem caído no pecado da falta de decisão e firmeza, que é o pecado da omissão.

Na parábola dos dez talentos usada por Jesus (Mt 25.14-30), o servo que enterrou o único talento que recebera de seu senhor, cometeu esse último pecado.

Porém, ele poderia ter sido considerado o melhor, e ter-se mostrado muito mais capaz do que os outros dois servos que haviam recebido dois e cinco talentos, caso não tivesse enterrado o seu.

Certa vez um grupo de teólogos iniciou um debate para saber qual dos criados da parábola dos dez talentos se mostrara mais sábio e capaz, se o que com dois talentos conseguira outros dois, ou se o que com cinco talentos conseguira outros cinco.

Por não terem conseguido chegar a uma conclusão, os teólogos resolveram levar o problema para um grupo de experientes comerciantes e empresários, os quais concluíram que mais habilidoso tinha sido o servo que com dois talentos conseguira mais dois talentos do que o que com cinco talentos conseguira mais cinco.

A justificativa para essa conclusão os comerciantes e empresários haviam tirado da própria experiência: É mais difícil ganhar pouco com pouco do que muito com muito.

E também acrescentaram que se o servo que recebera um só talento tivesse conseguido outro talento, teria superado largamente em capacidade ao servo que recebera dois e ao servo que recebera cinco.

Essa última conclusão serve de grande consolação e incentivo às pessoas que se consideram possuidoras de pouco ou quase nenhum talento.

Pegue o único talento que você tem, apresente-o a Deus, diga-lhe que quer usá-lo para o engrandecimento, a honra e a glória do Seu Reino, e prepare-se para testemunhar milagres!


(Antonio Vieira / Trecho do Serm. Prim. Dom. Adv. Adapt. Lisboa 1676)

________________________________________

Um comentário:

Inajá Martins de Almeida disse...

Transcrevo aqui o comentário que encaminhei ao blog sublime leitura

Inajá Martins de AlmeidaFeb 14, 2012 04:41 AM
Pastor Jefferson

Muito bom texto.
Temos aproveitado o tema para elucidar nossas aulas.
Tomamos a liberdade, inclusive, de colocá-lo em nosso blog http://encontrosdepalavras.blogspot.com/
Obrigada pelas matérias / Inajá
Responder

Pr Jefferson gentilmente responde:


Jefferson Magno CostaFeb 14, 2012 07:19 PM
Prezada amiga Inajá, é sempre muito gratificante saber que uma pessoa tão perspicaz e culta como a irmã tem tirado proveito das matérias que eu publico neste blog. Publique-as quantas quiser no seu blog. Eu as escrevi para pessoas esclarecidas como a irmã.
Responder

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...