segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

O ATO DE LER - Inajá Martins de Almeida

O texto que transcrevo, almejo que sirva de inspiração para nossos jovens RASC. Fruto de muita leitura, pesquisa e observação. Encaminhado ao site Amigos do Livro, em maio de 2006, é encontrado pela equipe Cesgranrio, responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM - do mesmo ano, o qual extrai um parágrafo para servir de tema motivador para a redação O poder transformador da leitura.

clique sobre a imagem

______________________________________________

O ATO DE LER

Dê-me uma meada de lã e eu teço um agasalho.
Dê-me uma palavra e eu formulo uma frase.
Dê-me uma frase e eu escrevo um texto.
Dê-me um texto e eu componho um livro”. (1)

Definições, conceitos, significações, frases, textos, livros, são atributos de que nos valemos, quando nos predispomos a fazer uma pesquisa mais acurada de algo que queremos conhecer melhor.

Definimos, conceituamos, buscamos significados, formulamos frases, elaboramos textos, compomos livros, tudo para perpetuar nossa idéia e percebemos que:

"Os livros que em nossa vida entraram, são como a radiação de um corpo negro, apontando pra expansão do Universo, porque a frase, o conceito, o enredo, o verso (e, sem dúvida, sobretudo o verso) é o que pode lançar mundos no mundo". (4)

O livro que entra em nossa vida, portanto, já não é mais o mesmo: já deixou de ser estático num canto da estante; agora, ele, descortinou novos horizontes para nós; já nos enriqueceu um pouco mais; já nos tirou da ignorância verbal e oral; já nos transformou; já nos cativou; já se tornou responsável por aquele que cativou. continue lendo

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...