sexta-feira, 18 de setembro de 2020

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

    texto de Inajá Martins de Almeida

1º texto - encaminhado para Rasc


Rasc - Rede de Assistência Social Cristã

Facebook - 09/10/2020 

Olá pessoal.

Como estamos atravessando e administrando emoções neste momento de crise?

Então vamos entender o que seja inteligência emocional, tema desta semana. Antes, contudo, conceituar emoção e inteligência se faz necessário para melhor compreensão.

A complexa matéria, não se esgota neste curto espaço de tempo. Assim, é conveniente caderno de anotações em mãos, aprofundar em pesquisas e claro, apontamentos próprios.

Emoção é uma palavra latina ex movere que significa mover para fora ou afastar-se.

Estudos apontam que emoção se compara a um programa cerebral emergente e de defesa, que dispara ordem para todo o organismo. Emoção, portanto, é uma sensação física e emocional mediante estímulos. Assim, cada pessoa terá uma reação diferenciada conforme sua experiência de vida.

Podemos manifestar emoção de confiança, alegria, tristeza, medo, raiva, surpresa, aversão e antecipação.

Inteligência, para o filósofo francês Rosselló denota a capacidade de discernir, de separar, de peneirar entre as diferentes alternativas e ser capaz de tomar a decisão mais oportuna. Assim, uma pessoa inteligente é, de fato, uma pessoa que sabe separar o essencial do acidental, o valioso do que carece valor. A inteligência, portanto, refere-se a esta capacidade de discernimento”.

Inteligência emocional para o pai da teoria, Daniel Goleman, jornalista científico, psicólogo, professor e escritor,  é a capacidade de administrar as próprias emoções usando-as a seu favor. Compreender as emoções das outras pessoas, construir relações saudáveis, fazer escolhas conscientes, afim de adquirir melhor qualidade de vida. 

Quatro pilares nos apontam a Teoria da Inteligência Emocional: foco, ação, auto responsabilidade e gerenciamento das emoções

1.  Foco determinará o resultado.

2.  Ação levará ao exercício da prática.

3.  Auto responsabilidade auxiliará o indivíduo assumir responsabilidades ante os acontecimentos

4.       Gerenciamento das emoções trará a conscientização das próprias reações perante as emoções, buscando adequá-las.

Bom, mas como posso desenvolver a inteligência emocional, afinal?

1.  Devemos observar e analisar nosso próprio comportamento. Parar, respirar, olhar para nosso interior e fazer a pergunta “isto que está me incomodando está dentro do meu controle”?

2.  Devemos desenvolver a comunicação adequada, sem receios, sem rodeios, sabendo que todos temos limitações, todos somos vulneráveis e falíveis

3.  Jamais nos comparar a ninguém, pois cada qual é o que é. Assim, tenhamos carinho para conosco.

4.  Devemos exercer a empatia para com o próximo, procurando sempre respostas ao invés de reações, as quais, muitas vezes, poderão deixar marcas profundas

5.  Devemos praticar a resiliência, ou seja, estar aberto a mudanças.

6.  Devemos estar focados nos objetivos que pretendamos alcançar.

 

E quanto aos benefícios?

Bom, a prática do exercício da inteligência emocional trará melhoras no relacionamento interpessoal, diminuirá estresse e ansiedade, aumentará a empatia com o próximo. Atrairá mais poder de decisão, atingirá metas mais claras, responderá com responsabilidade aos comprometimentos.

Saibam que empresas buscam pessoas equilibradas emocionalmente mais do que esbanjadoras de inteligência intelectual. Que saibam controlar suas emoções, gerenciar pessoas, trabalhar em equipe. Pensem nisso.

Porque segundo o autor  “emoções fora do controle fazem das pessoas espertas, estúpidas”.

Assim concluo minha fala. Como já dissemos o assunto não se esgota e tudo em nossa vida começa com o primeiro passo. Hoje demos a largada inicial. A partir daqui será com vocês.

Jovens, o futuro os aguarda.

Até mais. 

_____________

_____________________

530 palavras - tempo 6:04

encaminhado em 30/09/2020

______________________________________________

______________________


texto de Inajá Martins de Almeida

2º texto na íntegra


1) Introdução

Olá pessoal. Inicio o tema com perguntas dirigidas não somente a vocês como a mim também.

Como estamos atravessando e administrando nossas emoções neste momento de crise?

Será que saberíamos responder o que é emoção?

E afinal, como está nossa inteligência emocional?

Convido vocês a embarcarem comigo nesta jornada que se iniciou quando recebi este desafio.

Nos bastidores, abstrai pistas através dos eslaides. Inicialmente, parei ante a frase em destaque:


A partir daí busquei acompanhamentos outros, porque um assunto jamais está fechado. Devemos avançar, aprofundar o tema, recorrer a outras fontes; anotar, conceituar, refletir, razão pela qual o caderno de anotações é imperativo. 


Breves minutos não esgotam o assunto. Estejamos atentos para prosseguir além da proposta. Então vamos lá.

2) Emoção

Emoção é uma palavra latina ex movere que significa mover para fora ou afastar-se, portanto uma sensação física e emocional mediante um estímulo. Programa cerebral emergente e de defesa que dispara ordem para todo o organismo, assim cada pessoa terá uma reação diferenciada de acordo com sua experiência de vida.

Há muitos estudos nessa área, um deles nos aponta oito tipos de emoções, quais sejam: confiança, alegria, tristeza, medo, raiva, surpresa, aversão e antecipação, mas não vamos explorá-los aqui. Fiquem a vontade para fazê-lo.  

3) Inteligência

O filósofo Francesc Torralba Rosselló conceitua inteligência da seguinte forma: “Em um sentido puramente etimológico, a palavra inteligência denota a capacidade de discernir, de separar, de peneirar entre as diferentes alternativas e ser capaz de tomar a decisão mais oportuna. Uma pessoa inteligente é, de fato, uma pessoa que sabe separar o essencial do acidental, o valioso do que carece de valor, aquilo de que necessita para desenvolver uma determinada atividade daquilo que é irrelevante para a mesma. A inteligência, em um sentido puramente etimológico, refere-se a esta capacidade de discernimento”.

4) Inteligência Emocional

Agora, saber administrar a emoção é o que levou o jornalista científico, psicólogo, professor e escritor Daniel Goleman a desenvolver a teoria da Inteligência Emocional.

O conceito nos diz ser ela a capacidade de compreender como as emoções ocorrem em nosso organismo, a partir do que poderemos administrar as emoções a fim de colocá-las a nosso favor. Ademais, compreender as pessoas, construir relações saudáveis, optar por escolhas conscientes dará o norte para uma melhor qualidade de vida.


5) Pilares da inteligência emocional

Os quatro pilares da Inteligência emocional norteiam o caminho a seguir, assim, é necessário ter foco num momento de incerteza, medo, angústia e tédio. O que dizer sobre este exemplo:




 -   Quando vemos uma floresta a se queimar, será conveniente olharmos para uma árvore em chamas ou para todo o complexo?

Perceberam como tudo se modificou rapidamente de um minuto para outro, desde o mês de março?


Antes tínhamos o controle das nossas entradas e saídas nos ambientes, agora temos de nos adequar aos espaços familiares, o que, muitas vezes requer amoldar hábitos e comportamentos às pessoas ao nosso redor.

Assim manter o foco se faz premente. Por sua vez, as ações que tomarmos irão nos direcionar aos resultados. Nossa auto responsabilidade perante escolhas e atitudes indicarão a percepção que temos sobre as emoções.

Interessante não é mesmo? – foco, ação, auto responsabilidade e percepção sobre as emoções.

Saibam que empresas buscam pessoas equilibradas emocionalmente mais do que esbanjadoras de inteligência intelectual. Que saibam controlar suas emoções, gerenciar pessoas, trabalhar em equipe. Pensem nisso.


Assim um grande exercício prático para perceber como está nosso emocional quer no trabalho, na escola, no âmbito social e no pessoal, é o de se auto conhecer para manter equilíbrio emocional saudável em qualquer circunstância.

Lembram-se daquela famosa frase “conhece-te a ti mesmo”?

Que tal olharmos no espelho e nos enxergarmos como uma outra pessoa. Com certeza muitas perguntas e respostas nos alcançarão e poderão alargar nossa zona de conforto com relação a nós mesmos e aos outros. Vamos experimentar?

Fazermos um retrato do foco, das ações, da auto responsabilidade, do próprio controle emocional para conosco e para com o outro, será o ponto inicial para o processo da inteligência emocional.

Será que é fácil assim?

Claro que não, pois tudo em nossa vida requer esforço, constância, exercício, prática, experiência, estudo, aprendizado e outros mais.

Bom, agora poderemos perguntar, mas como tudo isso será possível? Como posso controlar minhas emoções e desenvolver uma inteligência emocional.

6) Prática para a inteligência emocional

Vamos elencar alguns tópicos para essa prática

1º) Devemos observar e analisar nosso próprio comportamento. Parar, respirar, olhar para nosso interior e fazer a pergunta “isto que está me incomodando está dentro do meu controle”?

Perguntas sempre nos remetem ao domínio de nossas emoções, aumentam nossa autoconfiança e segurança ao lidar com a pressão imposta por alguma situação. Faz com que nos conheçamos melhor.

2º) Também desenvolver a comunicação adequada, sem receios, sem rodeios, uma vez que todos temos limitações, todos somos vulneráveis e falíveis.

3º)Jamais nos comparar a ninguém, pois cada qual é o que é. Assim, tenhamos carinho para conosco.

4º)Exercer a empatia para com o próximo, procurando sempre respostas ao invés de reações, as quais, muitas vezes, poderão deixar marcas profundas

5º)Praticar a resiliência, ou seja, estar aberto a mudanças, também nos manterá no objetivo, focado no que se pretende alcançar.

6º) Devemos estar focados nos objetivos que se quer alcançar


7) Benefícios da Inteligência emocional

E quanto aos benefícios?

Bom, a prática do exercício da inteligência emocional trará melhoras no relacionamento interpessoal, diminuirá estresse e ansiedade, aumentará a empatia com o próximo. Atrairá mais poder de decisão, atingirá metas mais claras, responderá com responsabilidade aos comprometimentos.

 

Assim, enquanto muitos pensam que 2020 está sendo um ano perdido, porque não nos valermos do método socrático entre perguntas e respostas.

Obtivemos oportunidades nesses meses?

Evoluímos junto aos meus familiares, colegas, trabalho, estudos paralelos?

Cada qual formule suas próprias questões.


O resultado dependerá do foco, da emoção, da auto responsabilidade que dispendermos em cada ação.

Tudo em nossa vida começa com o primeiro passo. Hoje demos a largada inicial. A partir daqui será com vocês.

Ah! Não se esqueçam da frase que originou todo este questionamento, afinal não foi colocada para enfeitar o tema.




Jovens, o futuro os aguarda, porque o tema não se esgota.

Até mais. 






Fontes consultadas:

https://www.significados.com.br/emocoes/ https://febracis.com/daniel-goleman/?gclid=EAIaIQobChMIvYDa5oaF7AIVkISRCh3CHQUOEAAYASAAEgLcM_D_BwE

https://www.youtube.com/watch?v=mgGpIMaPAKQ

https://www.youtube.com/watch?v=zTUIj7FR20Y https://www.youtube.com/watch?v=ekLcu9RnXg0

https://www.youtube.com/watch?v=RrP0Q1CYrJk


_____________________________________

__________________________


 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...