segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

LEITURA e suas implicações - I



__________

PROJETO CIRCUITO LITERÁRIO 


https://www.youtube.com/watch?v=y_TmrJYN29E&fbclid=IwAR2N9SfN1Vm7LO90MUjnTctcq-SIF_DeOD7XSX4a6ekFP0_ZYvssp1e2EJs


_____________

O ano de 2021 se inicia com grandes desafios: aulas remotas, on line. Home offices a todo vapor compactuando com professores que, a distância se irmanam para compor o conteúdo.

 Assim é que a mim o tema Leitura figura como inspirador, ao mesmo tempo desafiador e a ele me lanço com grande esmero, expectativa e satisfação.

O texto, aos poucos vai compondo títulos, subtítulos, observados objetivos. 

A primeira lembrança que me vem a mente, a título de ilustração, foi o tempo que se conta em dez anos, desde meu primeiro contato com sr. João Lunardelli, a expectativa da sala de aula, os jovens que aos poucos foram preenchendo o espaço, naquela época, ocupado por apenas duas jovens. 

Em pouco tempo o espaço seria insuficiente e passaríamos a ocupar o salão térreo, assim como um amplo salão de conferências da prefeitura municipal de São Carlos, cedido a eventos. Muitas ocasiões lá estávamos nós.


Assim, a foto registra o I Encontro Rasc na sede em Bauru. Naquele momento todos os professores participantes eram agraciados com palestras, almoço delicioso e um diploma de participação, além, é claro, da tradicional foto. 




Mas afinal, o que é leitura?

Bom... Leitura é uma ação, é um ato. É o ato de ler, de aprender o conteúdo do texto.  

"Ler é romper barreiras, quebras limites, ultrapassar frontes; olhar além do que os nossos olhos possam enxergar". Inajá Martins de Almeida








Ler é extrair, atribuir e dar significado do texto.

Ler é interagir com o texto. 

Ler vai muito além da alfabetização. 

Ler também vai além do próprio texto, quando nos apossamos da leitura e nos tornamos partícipes da autoria do texto.  

Porque:



"Leitura 

Informa 
Transforma 
Acende 
Transcende 
Importa 
Transporta 
Emociona 
Impressiona"

Inajá Martins de Almeida




A importância e benefício da leitura traz ao indivíduo a fluência na comunicação, na elegância do vocabulário. Ademais, aprimora e aperfeiçoa a capacidade de argumentação e interpretação de textos. Faz com que o leitor se torne ativo ante a perspectiva de mundo e de leitura, assim como contribui para a criatividade. O leitor tem a oportunidade de viagens inimagináveis ante a fala do autor. No conforto de uma poltrona, pode viajar além fronteiras, sem dispender esforço, apenas usufruindo das palavras contidas no livro.

Contribui para que a autoestima seja elevada, pois que o indivíduo que lê pode ultrapassar seus próprios limites de ignorância, pois que:

"Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê", exorta o grande escritor e criador do 
Sítio do Pica Pau Amarelo - Monteiro Lobato

Além de todas essas prerrogativas auxilia no tratamento terapêutico. Valendo-se de livros, pessoal técnico e competente desenvolve a técnica da Biblioterapia, inclusive, sendo tema de trabalhos acadêmicos, teses, artigos e matéria curricular.

Entretanto, muito embora grande importância e benefício são apontados, o escritor Carlos Drumond de Andrade alega que ainda assim, muitos não se atém a essa maravilhosa técnica que é a leitura, pois muitos não sentem essa fome, não sente essa fonte inesgotável de prazer e conhecimento. Enfim, pressupõe-se que a leitura seja democrática, porém nem todos a almejam ou a persigam com avidez e fome.



Quanto a formação de hábitos para se ler é imprescindível observar alguns tópicos elencados e tornar rotina:

1) Descobrir o assunto que se quer ler, quer seja para se recrear, se inspirar, se aperfeiçoar na área profissional ou estudantil;

2) Iniciar por textos simples, caso seja um principiante na arte da leitura;

3) Importante reservar tempo para o desenvolvimento da leitura;

4) Outro fator importante é criar conexão - rapport - com a leitura;

5) Estabelecer a rotina fará o grande diferencial

6) Planejamento também é interessante e necessário

7) Em sendo possível estabelecer um local de fácil acesso, agradável e de que se goste de estar e permanecer

8) Outro fator de afeição para com a leitura, tenha sempre um livro em mãos, sem dúvida a oportunidade irá encontrar tempo e local adequado para o exercício do ato de ler;

9) Sempre que possível compartilhe a leitura. Haverá sempre ouvintes interessados e desejosos dessa interatividade.

10) Projetos e grupos de leituras sempre são estimulantes. Encontre seus parceiros. Faça parceria com leitores e amantes da leitura

11) Outro fator de suma importância que no tempo estabelecido para a prática da leitura, celular, rede social, mantenham-se em estado de descanso, somente assim o desenvolvimento será perceptível


A frase está estampada em muitas bibliotecas, salas de aula.
Seu criador extasia-se ante o monumento dos presidentes norte americanos, cravados na pedra, é esboça seu pensamento de que uma nação se faz com homens, ademais, ao adentrar as dependências da Biblioteca do Congresso de Washington e ter conhecimento do gigantesco acervo conclui que um país além de se fazer com homens também se faz com livros, ele que viria a ser o editor do Brasil futuramente, após criar a Editora Nacional para que seus livros e de autores iniciantes no ofício escritor,  fossem editados.

Essa história está relatada na obra América, edição 1930.





Texto e formatação: 

. Inajá Martins de Almeida 

Tema: 
Leitura 

Apresentação:

vídeo aula 1/4  



https://www.youtube.com/watch?v=Xy05CnqGVwM&t=121s

  


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...