sexta-feira, 18 de setembro de 2020

TRANSPARÊNCIA

                                                         Texto por Inajá Martins de Almeida




Olá jovens.

Transparência é o tema para esta semana. Vamos juntos nesta jornada?

Perceberam quanto se tem falado em transparência em nossos dias? Nas empresas, nas entrevistas de emprego, nos negócios, na política, na vida pessoal e familiar?

Assim, a transparência, deixou de ser somente a propriedade óptica da matéria, para se expandir em aplicabilidades outras.


Vamos buscar alguns pontos. Encontrem outros e comentem. Aliás transparência é de suma importância neste momento. Lembrando sempre das anotações pessoais tão necessárias para o desenvolvimento individual.

Vidraças e divisórias transparentes, cada vez mais incorporadas aos lares, escritórios, e ao cotidiano diário, harmonizam ambientes,  permitindo a luminosidade  circular livremente.

O verde da natureza, o mobiliário de trabalho e pessoas, por sua vez, tem a oportunidade de interagirem com mais transparência, leveza, empatia, de maneira mais agradável e confortável.  Temos visto isto com muita frequência. Não é mesmo?

Enfim, estamos a perceber que necessitamos cada vez mais nos abrir ao global e uma das ferramentas que faculta tal possibilidade é a tecnologia.

Hoje, a internet  adentra lares e nos expõe em tempo real. O que parecia ilusão e tão distante, em poucas décadas se tornou realidade. Daí, a necessidade de buscarmos trabalhar com ferramentas pessoais que possibilitem nos expor com sobriedade e prudência, o que a transparência tem tudo a ver.


Mas afinal o que é ser transparente?

Bom... Num sentido amplo, ser transparente é ser sincero, não enganar os outros, não enganar a si próprio, não usar máscaras.

Mas também, ser transparente é ter coragem de se expor abertamente, tanto no fracasso, quanto no sucesso. Também, quebrar aquelas barreiras e muros, que muitas vezes são construídos nos relacionamentos, na comunicação, no ambiente familiar e de trabalho.

Vamos refletir um pouco mais.

Também, a transparência é uma virtude e como tal, deve ser exercitada sempre.

Sendo virtude ela impede a ocultação de fraquezas pessoais, ao mesmo tempo em  que expõe a pessoa ao que ela é de verdade.

Aliás, permite se conhecer e trabalhar sobre si, com as devidas precauções que a transparência exige.

Transparência também é construir confiança, é permitir que os envolvidos dentro do complexo empresa, casa, comunidade, sintam-se parte de algo maior.

Saibam que empresas atentam aos colaboradores comprometidos e transparentes para seus quadros.

Por sua vez, empresas e clientes  buscam por negócios que inspirem confiança e transparência.

Quem gosta de comprar gato por lebre. Já pensaram nisso?

Perfis, fotos, mensagens isentas de transparência, tendem a ter vida curta nas redes sociais. Fake news rapidamente são percebidas.

A política deixou de ser instrumento apenas de políticos. Cidadãos requerem transparência dos órgãos públicos. O voto é um belo exercício popular de transparência. Pensem nisso.

Você é transparente em suas ações dentro dos  espaços, agora, on line?

Porque afinal, como estamos construindo nosso futuro?



Será que depois desses apontamentos a transparência é nossa aliada?


Bom!  Fiquemos com essas questões e até mais.  




_______________________________

_______________

(478 palavras – tempo 4:49 - 09/10/2020)


 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...