segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

TEMPO PARA COMEMORAR

 texto por Inajá Martins de Almeida


Olá equipe Rasc, professores, jovens aprendizes.

É com muito respeito e simplicidade que dirijo estas palavras, neste espaço de tempo.

Perceberam que dois mil e vinte respira seus últimos momentos? O que dizer? Pois então vamos lá. Luzes. Câmeras. Ação.

Eis que as cortinas do palco se abrem e os protagonistas se apresentam com roupagem de final de ano.

Quanto a comemorar.

Quanto a vislumbrar, num cenário que se abre inteiro aos protagonistas.

2020 se despede.

2021 aponta 365 páginas em branco para que novos projetos se tornem realidade.

Numa breve retrospectiva, dois mil e vinte foi um ano atípico a tudo quanto pudemos entender. Ano marcado por acontecimento histórico que demandou décadas para nos encontrar. A pandemia que apenas ouvíramos falar, distante aos nossos sentidos, ao nosso viver diário, pode nos alcançar logo nos primeiros meses.

Tomados de estranheza, de muita dor e surpresa, ela, a pandemia, alterou todo o calendário, requerendo mudanças bruscas e repentinas.

Num momento tínhamos nas mãos o controle da situação: projetos de trabalho, estudo, família, social. De repente o cenário altera todo percurso. Planos e projetos requerem configurações. A zona de conforto abalava-se.

Com muita paciência, disciplina, controle emocional, esforço, força de vontade por parte de uma equipe que se mostrava proativa ao desafio, a Rasc, pode se impor perante a crise. A situação que se apresentava imprevisível, possibilitou aproximar equipe técnica, professores, aprendizes e polos, num curto espaço de tempo.

Através de fios cibernéticos, a tecnologia abreviou distância; cada casa se transformou em home office.

A oportunidade perante a crise pode demonstrar a garra de um pessoal que, no anonimato do ambiente interno Rasc soube com maestria reinventar, inovar, fazer diferente. Com muito estímulo, motivação e transparência, transformou o imprevisível em previsível.

A estrutura das salas de aula, trabalho presencial nas instituições financeiras, requereu nova formatação. 

Equipe interna Rasc rapidamente configura a didática que de presencial passa a virtual. O ensino a distância, que se julgava num futuro remoto, torna-se realidade. Ademais, oportuniza professores adentrarem salas aquém dos seus polos, possibilitando o menos sala de aula, render-se ao virtual, onde todos se beneficiariam.

A modalidade podcast proporcionou a mim satisfação plena, pois que além da possibilidade ao desenvolver temas e gravações, percebi que os desafios nos convidam ao exercício, quando nosso interesse e envolvimento se mantém ilimitados.

Também a contribuição por parte dos professores foi sentida em vários segmentos do saber, quando temas extras abriram novos horizontes e perspectivas.

Lives enriqueceram não somente as tardes dos adolescentes aprendizes, como também de tantos quantos tiveram oportunidade em participar. Eu fui uma das beneficiadas, sem dúvida.  

A crise abalou o cenário financeiro mundial. A Rasc foi afetada. O contingente efetivo enxugado. Todavia, a solidariedade da equipe irmanada num mesmo propósito fez com que a esperança vislumbrasse dias melhores.

Também a oportunidade que a crise proporcionou, trouxe consigo avanço imensurável a uma equipe que jamais se rogou aos ditames dos desafios, pois que, tudo vale a pena, quando a alma não é pequena.

Agora, é inegável que pudemos sentir a dor do próximo e com muita compaixão pudemos direcionar nossos olhares ao sofrimento de muitos, assim como perceber a manifestação da divina graça no exercício da esperança em cada um de nós, no decorrer desses meses que nos trouxeram até aqui.

Assim, ao agradecer pela oportunidade de mais uma jornada, com votos de êxito aos jovens e profissionais que concluíram uma etapa, aos que permanecem e aos que iniciam, almejo boas festas a todos e que o ano venha envolto a fé, esperança e amor.  589  palavras 6:16


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...