quinta-feira, 12 de novembro de 2020

AUTOESTIMA

por Inajá Martins de Almeida



Olá jovens.

Como está nossa autoestima ou amor próprio? Será que temos conhecimento do significado desse atributo? Será que temos olhado no espelho e tratado a imagem refletida, com o devido respeito e cuidado que ela merece? Pois então!



O dicionário nos diz que auto é um prefixo, de origem grega, o qual, agregado a outro elemento, permite designar o que é próprio ou funciona por si mesmo. Assim, se colocamos a palavra estima, do verbo estimar, o qual define o ato de gostar, cuidar, desejar, percebemos que autoestima é o ato de gostar de si mesmo.

Agora retornando a questão. Quando olhamos no espelho gostamos do que vemos?

Saibam que autoestima, não diz respeito apenas ao corpo, a forma estética, pessoa confiante, mas também a uma atitude consciente.




Se somos dotados de inteligência, temos de procurar nos aceitar como somos e buscarmos trabalhar sobre pontos positivos, negativos ou aqueles que desejamos alterar.




Assim, a própria palavra vai proporcionando pistas: comportamentais, de atitudes, de confiança, habilidades para encarar desafios, capacidade de pensar. Estudos apontam seis pilares na busca pela autoestima. Vejamos:




 
1º Atitude de viver conscientemente

Ter maturidade e estar ciente ante ações comportamentais. Exercitar coragem diante dos desafios. Saber que a consciência é patrimônio de sobrevivência e, quanto mais se desenvolve, mais a vida e o viver será favorável.    

2º Atitude de autoaceitação

Aceitar-se como amigo de si mesmo. Respeitar-se. Sentir-se capaz. Agora, como posso almejar que o outro me aceite se não me aceitar primeiramente?

 3º Atitude de autorresponsabilidade

Saber-se responsável pelos atos, desejos e atitudes próprias. Reconhecer que não é perfeito, mas sim, passível de erros.

 4º Atitude de autoafirmação

Ser protagonista da própria história, não mero espectador. Afirmar-se no contexto familiar, social, profissional, sem máscaras e sem mascarar o que se é na realidade.

Recentemente, a aprendiz Tayline do Polo São Carlos, expressou em áudio, que a melhor coisa que lhe aconteceu foi encaminhar o currículo para Rasc. Que em dois anos de contrato pode adquirir mais confiança, agregar conhecimento técnico/profissional, tornar-se mais responsável e menos tímida. Escreveu, assim a própria história. Percebem?  Ela se autoafirmou. 

 5º Atitude de intencionalidade

É desenvolver autodisciplina quanto às escolhas, objetivos e metas. Mirar o futuro.

 6º Atitude de integridade pessoal

Ser íntegro. Agir com os outros do mesmo modo que se espera que os outros ajam. Saber reconhecer erros. Reparar danos faltosos. Enfim, em tudo ser exemplo para todos.

Bom jovens, com o meu até mais, encerro com o poema de Kim e Alisson McMillen:

"Quando me amei de verdade, compreendi que em qualquer circunstância, eu estava no lugar certo, na hora certa, no momento exato. E então, pude relaxar. Hoje sei que isso tem nome... Autoestima.

Quando me amei de verdade comecei a me livrar de tudo que não fosse saudável... Pessoas, tarefas, tudo e qualquer coisa que me pusesse para baixo. De início, minha razão chamou essa atitude de egoísmo. Hoje sei que se chama... Amor-próprio".




Agora façam a própria reflexão








 _____________________________________________________

489 palavras /  4:08 tempo de gravação

entregue para Rasc em 06/11/2020  


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...