sexta-feira, 28 de agosto de 2020

RESPEITO

por Inajá Martins de Almeida



Olá pessoal. Uma boa tarde a todos, com muito respeito adentro seus lares, para trazer o tema para esta semana – RESPEITO – Vamos lá.

A palavra respeito nos aponta várias informações e reflexões para repensarmos o momento atual, quando temos a oportunidade para redimensionar conceitos, paradigmas, e hábitos.

Alguém questionou ou pensou que algum dia tivéssemos de trabalhar, estudar, deixar de fazer passeios habituais, conviver com amigos e parentes, de maneira tão próxima assim?

Pois é, chegou o momento e estamos convivendo com ele desde março último.

Um vírus letal adentrou, sem respeitar estruturas mundiais, governamentais, familiares e nos impôs mudanças rápidas, as quais ainda estamos a nos adaptar, mas que, poderá trazer grandes avanços num futuro breve, dependendo de cada ponto de vista.

Vamos então  “olhar outra vez”, ao que a matéria nos propõe; mergulhar fundo em nossas atitudes e encontrar conceitos que talvez passassem despercebidos, dado a correria do dia a dia – um elogio, um abraço, um aperto de mãos, um olhar fraterno, um bom dia, um gesto gentil a uma pessoa idosa que atravessa a rua. Um eu te amo.

Percebemos que o cotidiano pode nos distanciar de práticas como o exercício do respeito. Mas podemos ter um outro olhar, basta apenas redimensionarmos nossa vista e encontraremos outros olhares.
Então vamos lá. Se exijo respeito, porque ele é bom e eu gosto, tenho de respeitar meus espaços e limites, dando ao outro o devido respeito também dos seus espaços e dos seus limites, sim, porque respeito é um sentimento, de apreço, de carinho para conosco e para com o próximo.

Mas vocês também poderão me perguntar

- quem são meus próximos?

Bom, ao que entendemos, nossos próximos são nossos pais, irmãos, professores, chefes, líderes, amigos e parentes; também pessoas conhecidas ou desconhecidas que encontramos nas ruas, nos supermercados, no ônibus, no trânsito. Em todos os lugares temos de nos atentar ao respeito e o praticar sempre, sem impor a nossa forma de pensar, de agir, de querer, que possa transparecer poder de mando e até de arrogância.

Também respeitar as leis, normas e regras que diz respeito a nação, estados, municípios, escolas, e porque não dizer, nossos lares. Ah! Também a natureza e os animais são merecedores de respeito. Jamais devemos nos esquecer disto. 

Também ter em mente que a prática do respeito, exercita a compreensão que manifestamos ao outro; que se o respeito não tem preço, e não está à venda, compete a cada um de nós nos apropriar desse sentimento.

Não vamos esquecer também que o respeito aos nossos compromissos, nossos dias de aulas, agora de forma remota, requer concentração e respeito aqueles que dedicam horas a manutenção dos temas, das tarefas, das salas on line. Nossos locais de trabalho que, embora não estejamos cumprindo a jornada habitual, cumprem seus deveres, respeitando o contrato assumido anteriormente. Nosso provimento salarial é mantido na integralidade.  Nosso material de estudo repassado a contento.

Assim como exercitávamos e respeitávamos, presencialmente nossos horários de trabalho, de escola, agora, on line, não deverá ser diferente. Devemos ter um olhar respeitoso para com essa nova maneira de estudar e trabalhar em nossos espaços privados, porque este é um momento de aprendizado e de desenvolvimento para quem olhar com respeito essa nova proposta virtual, porque respeitar é fazer o certo e correto quando ninguém está vendo.


Bom agora nosso momento de bate papo com suas propostas, as quais deverão ser pensadas e respondidas com muito respeito. 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...