quinta-feira, 12 de abril de 2012

APRENDER A APRENDER

O tema muito peculiar ao momento em que estamos vivenciando novas rotas, novos rumos, novos caminhos a trilhar, demonstra que a paciência, a perseverança o amor com que lidamos e tratamos tanto a nós mesmos quanto aqueles que nos cercam fazem com que a perspectiva de crescimento se torne mais concreta.
Vemos o orientador como mediador - aquele que leva o orientado ao fazer, não simplesmente copiar ou encontrar pronto.  http://www.youtube.com/watch?v=Pz4vQM_EmzI

Outro tema bastante envolvente é a utilização dos novos recursos tecnológicos a nós disponibilizados. 
Na atualidade a sensação é o facebook. No vídeo podemos ter uma análise do sociólogo polonês Zygmunt Bauman. http://www.youtube.com/watch?v=-3vncaiOB24&feature=share

terça-feira, 10 de abril de 2012

ÉTICA E MORAL - Mário Sergio Cortella


O vídeo fez parte da ilustração das matérias apresentadas ao grupo dos jovens aprendizes da Caixa Econômica Federal.
Muito boa abordagem e as falas tanto do entrevistado quanto entrevistador enriqueceu a vasta matéria aplicada.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

BURRICE DAS MULTIDÕES OU INTELIGÊNCIA COLETIVA

A matéria é fantástica e tem tudo a ver com nossos temas transversais, aqueles que buscamos para esclarecer e ilustrar nossas aulas.

Nesta semana separamos o artigo do Marcelão, o qual trás informações substanciais e imprescindíveis para nosso cotidiano.

Separei algumas frases, as quais julguei chamar atenção ao todo da matéria.

Coincidentemente Marcelão, trabalha no Banco do Brasil desde 1986, quando então ingressou como menor auxiliar de serviços gerais. Alguma semelhança aos nossos aprendizes?

Assim, vamos ao texto, em parte depois ao todo:

"Uma organização saudável não é uma série de recursos humanos soltos, cada um cuidando apenas do próprio território, mas sim uma comunidade de seres humanos responsáveis, que se importam com o sistema como um todo e com sua sobrevivência no longo prazo"...

"Em meio a todas as possibilidades que a Internet oferece de conectar pessoas para formar essa inteligência coletiva, ainda é preciso um eixo organizativo"... vamos ler toda a matéria

_____________________
texto selecionado por Inajá Martins de Almeida
apresentado às turmas nesta primeira semana de abril / 2012

sexta-feira, 30 de março de 2012

RASC 20 ANOS

clique sobre a imagem para ampliá-la
__________________________

A RASC comemora hoje 20 anos de existência e atuação na cidade de Bauru e no Estado de São Paulo... acompanhe toda a matéria

____________________________
montagem das imagens e postagem de Inajá Martins de Almeida


O SOM DO BARRO NA MÃO DO OLEIRO

"Quando se amassa o barro, depois de amassado ele se deixa moldar" - mestre Nado

Sob essa mensagem, pudemos compartilhar o pensamento dos jovens com relação a serem moldados através das experiências no trabalho, na escola, em equipe.
Vídeos compartilhados puderam enriquecer a matéria nesta tarde de quinta-feira (29/03/2012).
Magnífica mensagem de vida, dedicação, pesquisa estudo.
Na simplicidade do oleiro, o incentivo de aprender sempre mais.


Mestre Nado nasceu em Olinda, Pernambuco, é oleiro de profissão, tendo se dedicado especialmente à fabricação da quartinha de barro...

"O grande desafio sempre foi e continuará sendo a gente se manter firme no que sabe fazer porque gosta e gosta porque sabe que tem sempre que aprender."

__________________________

Também foi levantado um assunto de grande importância para os jovens.
Leitura, acompanhada de comentários valeram o final de tarde frutífero.
Mais uma meta atingida.
Mais uma mensagem compartilhada.
Mais um tema a ser repensado.
Aí pensei: é possível sim que o natal mude, mestre Machado de Assis, mas ainda podemos encontrar os 5% dentre os 95%, basta que olhemos ao nosso redor.
Aqui vai um pequeno trecho da bela mensagem da professora, mestre em letras, contista, escritora e, acima de tudo respeitada amiga Ely Vieitez Lisboa

"Lembro-me de que há algumas décadas, eu era considerada uma pessoa de ideias ousadas...
Comecei a perceber que meus valores caíram em desuso...
Sem conseguir entender os novos valores... comecei a me sentir um dinossauro... "

domingo, 18 de março de 2012

EMPRESAS MUDAM ESTRATÉGIAS PARA SEGURAR TALENTOS

Conhecidas como políticas de retenção, as estratégias usadas para manter os profissionais nas empresas estão ganhando novos formatos. Remuneração atrativa e jornada flexível, por exemplo, deixaram de ser diferenciais.

Segundo pesquisa da consultoria internacional Hay Group, obtida com exclusividade pelaFolha, a principal tática para 79,8% das empresas entrevistadas é a promessa de um projeto de desenvolvimento de carreira.O estudo mostra também que 43% das companhias estão muito preocupadas com as estratégias para manter talentos --que são profissionais qualificados e bem-sucedidos.

O estudo mostra também que 43% das companhias estão muito preocupadas com as estratégias para manter talentos --que são profissionais qualificados e bem-sucedidos. leia matéria na íntegra

quarta-feira, 14 de março de 2012

ATITUDES DOS FUNCIONÁRIOS

Atitudes do funcionário gato e cachorro - Daniel Godri
Utilizando a metáfora do gato e do cachorro vem mostrar as diferenças entre suas características. Que enquanto o gato é inteligentíssimo, o cachorro é motivado por demais. Que o funcionário deve se espelhar na atitude do cachorro e não na do gato. Acima de tudo o cachorro sabe como ninguém exercitar o perdão, coisa que o gato é rancoroso.
Magnífica mensagem.

Do fracasso ao sucesso em vendas
História de sucesso e empreendedorismo
Mostra o cair - recomeçar e persistir
Encantar os clientes, o patrão - trabalho de excelência
O sonho daqueles que caem mas não querem ficar no chão
É a perseverança e que o esforço dará resultado positivo.

quarta-feira, 7 de março de 2012

3 TIPOS DE PROFISSIONAL - Daniel Godri

3 Tipos de Profissionais - Daniel Godri

Interessante abordagem, quando fala que podemos encontrar três tipos de profissionais nas empresas:
  • o papagaio - fala muito mas produz pouco
  • o urubu - aquele pessimista que não consegue enxergar nada de positivo
  • a águia - aquele que consegue enfrentar os problemas de forma fantástica. Aqui coloca a própria história da águia e sua superação.
OBS:- houve grande motivação por parte dos alunos.

A lição dos 5% - Max Geringher

Aborda como gastamos nosso tempo e como utilizar os 5% de forma produtiva, uma vez que 95% se perdem e nem nos damos conta.
Ademais, exemplifica utilizando um dos seus professores que ao longo da sua vida fez toda diferença.
Aproveitamos o gancho e fizemos outros comentários com relação ao aproveitamento do tempo, para podermos usufruir dos 5% produtivos que nos fora transmitido.

OBS:- muito bom aproveitamento por parte dos alunos tanto da turma I quanto da turma II, posto que procuramos transmitir aprendizado similar

MARKETING PESSOAL - Max Geringher
Aqui Max nos passa 10 características que um funcionário deve exercer para um marketing pessoal satisfatório:
1. Liderança
2. Confiança
3. Visão
4. Espírito de equipe
5. Maturidade
6. Integridade
7. Visibilidade
8. Empatia
9. Otimismo
10. Paciência

OBS:- Por serem vídeos curtos, tivemos tempo hábil para promover os três, o que resultou num saldo positivo para as aulas. Ótimo aproveitamento.


11 COISAS QUE A ESCOLA NÃO ENSINA - Bill Gates

sexta-feira, 2 de março de 2012

LER SEGREDO DA ARTE DE ESCREVER

Interessante e esclarecedor texto. A leitura nos exorta longas caminhadas. Elucida nosso caminhar. Ilumina nossas veredas. Torna-nos partícipes da sociedade em transformação, quando nos sentimos livres em nosso expressar.

O texto do escritor Jefferson Magno Costa, resultado de leituras e pesquisas várias, exorta-nos a produzir nossos próprios textos, a partir do conhecimento das técnicas de leitura, pois antes de ser um escritor, havemos de pensar em ser um bom leitor, ou simplesmente este último. Vamos então conferir. (Inajá Martins de Almeida)

_________________

... escrever é uma arte, e não produto de simples improvisação. E na condição de arte, tem seus segredos, as suas exigências de natureza técnica. A primeira condição básica para se aprender a escrever é aprender a ler.

... existem quatro níveis de leitura?

  1. leitura elementar
  2. leitura inspecional
  3. leitura acumulativa
  4. leitura criativa ... nesse nível você lê para aprender como se deve escrever...

... devemos sempre ler com a mentalidade de quem estará sempre diante do desafio de criar seus próprios textos.

“Cada tempo tem o seu estilo. Mas estudar-lhes as formas mais apuradas da linguagem, desentranhar delas mil riquezas que, à força de velhas, se fazem novas, não me parece que se deva desprezar. Nem tudo tinham os antigos, nem tudo temos os modernos; com os haveres de uns e outros é que se enriquece o pecúlio comum." [Machado de Assis]

... “aprender a ler é a mais difícil das artes. Dediquei-me a isso oitenta anos e não posso me dar por satisfeito.” (Goethe)

Portanto, ler de maneira potencialmente proveitosa é muito difícil. É também uma arte, uma técnica, e requer escolha, orientação e método.

... Para podermos tirar proveito dos livros que lemos ... é necessário lermos metodicamente, com um propósito formativo, cumprindo um programa de leitura que no final nos capacite a fazer a chamada intertextualização, e tirar o máximo proveito do que lemos... [Jefferson Magno Costa) leia o texto em sua íntegra

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

ESCOLHA UM OBJETIVO NA VIDA E LUTE POR ELE - Jefferson Magno Costa

Felizes são aqueles que, nos áureos tempos da mocidade, erguem os olhos da fé para o horizonte do futuro e caminham movidos por um ideia, por um objetivo na vida que envolva a inteligência, a perseverança, o esforço, o amor, a dedicação a uma profissão, à conquista de uma habilidade, à aquisição de um determinado conhecimento...

ELIMINE A PALAVRA IMPOSSÍVEL DO SEU VOCABULÁRIO

Contam que em uma de suas muitas campanhas militares, o imperador Napoleão Bonaparte necessitava cruzar os Alpes (extensa cadeia de montanhas, na Europa) com o seu exército, e combater os exércitos inimigos que o esperavam do lado de lá.

Às vésperas de iniciar a perigosa viagem, um general pediu para falar com o imperador em particular, e disse-lhe que naquela época do ano, atravessar os Alpes era praticamente impossível, pois a neve havia encoberto grande parte dos precipícios, criando perigosas armadilhas.

"General", respondeu Napoleão Bonaparte, "os Alpes não existem, e impossível é uma palavra que o senhor terá de riscar imediatamente do seu vocabulário, caso pretenda continuar sendo um dos meus generais, pois ela nunca fez parte do meu".

E sabe-se que Napoleão cruzou os Alpes e venceu a batalha. leia o texto na íntegra


quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

A FORÇA DA SUA MOTIVAÇÃO

O poder da vontade - Prof. Marins
Mais poderoso do que a inteligência é o querer.
Quando se perde a vontade de querer, perde-se a razão de viver, é o que nos transmite em poucos segundos as palavras do prof. Marins. Ótima abordagem. Muito elucidativa
_____________

A força da sua motivação - Prof. Marins
O que diferencia o ser humano dos outros animais:
é a inteligência e a vontade.
A inteligência é um farol que ilumina um caminho mas não me faz caminhar.
O maior atributo do ser humano é a vontade.
Em poucos minutos nos dá um norte para que nossa vontade seja apreciada com mais cuidado.

OBS: - ótima abordagem. Bons comentários. Bom aproveitamento por parte das classes.

MENSAGENS E IMAGENS - RASC

Imagens e mensagens recuperadas do site e facebook RASC

clique sobre as imagens para ampliá-las
____________________

recuperação e montagem das imagens: Inajá

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

AULA INAUGURAL NOVO PROJETO DIDÁTICO - turma II


Quinta-feira 09/02/2012 - a II turma do Curso Rasc recebendo as apostilas num clima de muita alegria e descontração.
Novos rumos. Novas rotas a serem traçadas.
A história está sendo escrita dia após dia.

clique sobre a imagem para ampliá-la

clique sobre a imagem para ampliá-la

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

AULA INAUGURAL NOVO PROJETO DIDÁTICO - turma I

Nesta quarta-feira - 08/02/2012 - os jovens da turma I receberam as apostilas

clique sobre a imagem para ampliá-la

clique sobre a imagem para ampliá-la

AUTOBIOGRAFIA - QUEM É VOCÊ?

“Como falar de si mesmo? Nas entrevistas de emprego ou nas definições de orkut as pessoas falam como se vêem. Tem pessoas que escrevem autobiografia, outros escrevem blogs falando de si, já outros tem uma tremenda dificuldade de falar de si mesmas.”...


clique sobre a imagem p/ ampliá-la

______________

"Eu sou aquela mulher que escalou a montanha da vida, removendo pedras e plantando flores" - Cora Coralina

clique sobre a imagem p/ ampliá-la


segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

O ATO DE LER - Inajá Martins de Almeida

O texto que transcrevo, almejo que sirva de inspiração para nossos jovens RASC. Fruto de muita leitura, pesquisa e observação. Encaminhado ao site Amigos do Livro, em maio de 2006, é encontrado pela equipe Cesgranrio, responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM - do mesmo ano, o qual extrai um parágrafo para servir de tema motivador para a redação O poder transformador da leitura.

clique sobre a imagem

______________________________________________

O ATO DE LER

Dê-me uma meada de lã e eu teço um agasalho.
Dê-me uma palavra e eu formulo uma frase.
Dê-me uma frase e eu escrevo um texto.
Dê-me um texto e eu componho um livro”. (1)

Definições, conceitos, significações, frases, textos, livros, são atributos de que nos valemos, quando nos predispomos a fazer uma pesquisa mais acurada de algo que queremos conhecer melhor.

Definimos, conceituamos, buscamos significados, formulamos frases, elaboramos textos, compomos livros, tudo para perpetuar nossa idéia e percebemos que:

"Os livros que em nossa vida entraram, são como a radiação de um corpo negro, apontando pra expansão do Universo, porque a frase, o conceito, o enredo, o verso (e, sem dúvida, sobretudo o verso) é o que pode lançar mundos no mundo". (4)

O livro que entra em nossa vida, portanto, já não é mais o mesmo: já deixou de ser estático num canto da estante; agora, ele, descortinou novos horizontes para nós; já nos enriqueceu um pouco mais; já nos tirou da ignorância verbal e oral; já nos transformou; já nos cativou; já se tornou responsável por aquele que cativou. continue lendo

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

A PIPOCA - Rubem Alves

A culinária me fascina. De vez em quando eu até me até atrevo a cozinhar. Mas o fato é que sou mais competente com as palavras do que com as panelas... Já escrevi sobre as mais variadas entidades do mundo da cozinha: cebolas, ora-pro-nóbis, picadinho de carne com tomate feijão e arroz...

As comidas, para mim, são entidades oníricas.

Provocam a minha capacidade de sonhar. Nunca imaginei, entretanto, que chegaria um dia em que a pipoca iria me fazer sonhar. Pois foi precisamente isso que aconteceu.

Percebi, então, a relação metafórica entre a pipoca e o ato de pensar. Um bom pensamento nasce como uma pipoca que estoura, de forma inesperada e imprevisível.

A pipoca se revelou a mim, então, como um extraordinário objeto poético. Poético porque, ao pensar nelas, as pipocas, meu pensamento se pôs a dar estouros e pulos como aqueles das pipocas dentro de uma panela...


_________________________________

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

CONFRATERNIZAÇÃO ANO LETIVO 2011

Nesta quinta-feira - 08/12/2011 - num momento descontraído em meio a muita alegria realizamos a troca de presentes "amigo secreto".

Clique sobre a imagem


A foto registra o grupo de jovens aprendizes RASC.


UM FELIZ NATAL E ANO NOVO REPLETO DE REALIZAÇÕES!


quarta-feira, 30 de novembro de 2011

NOVOS TEMPOS


É um novo tempo que se apresenta às conquistas.

Tempo que aponta a projetos criativos

Perspectivas novas num tempo de renovo.


RASC - Bauru - foto Inajá e Elvio - clique sobre a imagem

_____________________________

Tempo de sonhar.

Tempo de planejar.

Tempo de amar.


Tempo para se construir pontes.

Tempo para edificar.

Tempo para derrubar

barreiras e muralhas .


Tempo para renovar.

Tempo para criar rotas.

Tempo para caminhar

caminhos coloridos.


Tempo para semear

Tempo para colher.

Tempo – agora!


Inajá Martins de Almeida

_________________________________

II Encontro virtual para professores

Prof. Jairo encerra a videoconferência desse dia com o poema desta que escreve.

Foram dois dias - 30/11 e 01/12/2011 em que tivemos oportunidade de conhecer as novas diretrizes do programa para o ano de 2012, encontrar professores, trocar ideias e planos. Momento gratificante para todos.

________________________

Caro leitor que esteve conosco até aqui. Penso que você também poderá gostar de outro texto :

Momento para novas rotas

leia clicando em http://retalhosdeleituras.blogspot.com/2011/06/momento-para-novas-rotas.html



segunda-feira, 3 de outubro de 2011

LOJA CONCEITO DO BANCO DO BRASIL

O assunto melhor experiência de consumo foi o foco principal do primeiro post que fiz sobre o fórum HSM de Marketing e tendências de consumo. Para ilustrar esse conceito, abaixo segue vídeo apresentando a loja conceito do Banco do Brasil, espaço criado pelo Banco do Brasil no shopping Iguatemi em Brasília. Após o jump, eu comento sobre outras quatro tendências apresentadas no vídeo:



sexta-feira, 2 de setembro de 2011

CURSO TÉCNICO BANCÁRIO ADMINISTRATIVO

1º ENCONTRO INTERATIVO


Nosso grupo de adolescentes aprendizes da RASC São Carlos, conta hoje com jovens executando tarefas bancárias.

Desde julho de 2010 o grupo que iniciou com duas jovens, se sente agraciado com a chegada gradativa dos colegas.

Nesta data, 01 de setembro de 2011, uma atividade interativa fora proposta e desenvolvida com grande aproveitamento.


clique sobre a imagem

________________________

Nesse momento, jovens que participam do projeto há um ano, discorreram sobre suas atividades dentro das respectivas agências, seus anseios presentes e futuros, as experiências vivenciadas quando das aulas.

Abordaram sobre a oportunidade, há poucos concedida, de estarem ao mesmo tempo estudando, trabalhando adquirindo experiências únicas para a trajetória profissional.

Embora o tempo esteja transcorrendo de forma célere, as jovens que percorreram o primeiro ano, puderam passar uma bela mensagem àqueles que estão chegando.

Experiências compartilhadas, numa tarde envolvente com gosto de quero mais.


terça-feira, 23 de agosto de 2011

CURSO TÉCNICAS PROFISSIONALIZANTES - sábado


os jovens Giovana, Amanda, Caroline, Moacir, Daniel com seus professores Elvio e Inajá


clique nas fotos para ampliar a imagem

quarta-feira, 11 de maio de 2011

QUEM CARREGA O PIANO ?

(dezembro de 2010 - foto encaminhada por Amanda)

______________________________________________________

Você já reparou naqueles quatro tipos de pessoas que podem ser facilmente percebidos e encontrados nas empresas?

Pois bem, existem pessoas que:

  1. carregam o piano,
  2. ficam apenas olhando,
  3. querem somente tocá-lo
  4. ficam em cima enquanto os outros carregam

Essas pessoas podem ser rapidamente identificadas quando o piano aparece.

Vejam então o que acontece.

1. As que carregam o piano são pessoas que não temem o trabalho, assumem as tarefas, encaram o problema e somente o abandonam quando uma solução é encontrada. São as pessoas das quais lembramos numa situação que exige resultados e rapidez. Elas fazem sem que seja preciso mandar.

2. As que ficam olhando preferem passar despercebidas, assim ninguém as chama para o trabalho. Não importa se o piano está pesado ou não, elas ficam de fora. Você não pode contar com elas.

3. As pessoas que preferem tocar o piano, adoram falar e aparecer. Lançam ideias mirabolantes e fora do contexto que na maioria das vezes servem mais para distrair o foco do problema e elas se livrarem de carregar a sua parte. Estas só fazem quando são cobradas e isso tem de ser feito o tempo todo.

4. As pessoas que querem ficar em cima do piano são aquelas que além de não fazerem nada, ainda querem aproveitar-se do trabalho alheio. São preguiçosas na essência e perigosas porque fazem tudo pelo seu objetivo: Sair-se bem as custas dos outros. Em vez de ajudar, elas na verdade aumentam o peso.

Veja onde você se encontra e onde estão os que trabalham com você, pois o piano precisa ser carregado, assim como precisa ser tocado também.

Seria ideal que todos tocassem o piano, assim como o carregassem também.

Vocês repararam na foto que encabeça esta matéria? Pois é... Esta é a turma do piano.


segunda-feira, 18 de abril de 2011

TALENTO: quem recebeu menos e multiplicou provou ter mais capacidade do que quem recebeu mais

Jefferson Magno Costa - http://jeffersonmagnocosta.blogspot.com/


Toda pessoa possuidora de talentos corre o risco de os usar mal, os enterrar ou os perder, e quando um dia estiver diante de Deus, não dará boa conta deles.

Alguns por terem caído no pecado da soberba, outros por terem caído no pecado da inveja, e outros por terem caído no pecado da falta de decisão e firmeza, que é o pecado da omissão.

Na parábola dos dez talentos usada por Jesus (Mt 25.14-30), o servo que enterrou o único talento que recebera de seu senhor, cometeu esse último pecado.

Porém, ele poderia ter sido considerado o melhor, e ter-se mostrado muito mais capaz do que os outros dois servos que haviam recebido dois e cinco talentos, caso não tivesse enterrado o seu.

Certa vez um grupo de teólogos iniciou um debate para saber qual dos criados da parábola dos dez talentos se mostrara mais sábio e capaz, se o que com dois talentos conseguira outros dois, ou se o que com cinco talentos conseguira outros cinco.

Por não terem conseguido chegar a uma conclusão, os teólogos resolveram levar o problema para um grupo de experientes comerciantes e empresários, os quais concluíram que mais habilidoso tinha sido o servo que com dois talentos conseguira mais dois talentos do que o que com cinco talentos conseguira mais cinco.

A justificativa para essa conclusão os comerciantes e empresários haviam tirado da própria experiência: É mais difícil ganhar pouco com pouco do que muito com muito.

E também acrescentaram que se o servo que recebera um só talento tivesse conseguido outro talento, teria superado largamente em capacidade ao servo que recebera dois e ao servo que recebera cinco.

Essa última conclusão serve de grande consolação e incentivo às pessoas que se consideram possuidoras de pouco ou quase nenhum talento.

Pegue o único talento que você tem, apresente-o a Deus, diga-lhe que quer usá-lo para o engrandecimento, a honra e a glória do Seu Reino, e prepare-se para testemunhar milagres!


(Antonio Vieira / Trecho do Serm. Prim. Dom. Adv. Adapt. Lisboa 1676)

________________________________________

quinta-feira, 31 de março de 2011

LIDERAR


Liderar é importante. Saber ser liderado também.


O tema liderança já é quase um chavão no mundo de Recursos Humanos. Há programas de desenvolvimento das lideranças, formação dos futuros líderes, discussões sobre lideranças inatas, etc.


Mas em um mundo globalizado e estruturas matriciais cada vez mais frequentes, os conceitos de liderança ensinados na academia nem sempre são de fácil visualização na prática. Quanto mais seniores são as posições nas empresas, mais reportes diretos e indiretos os profissionais têm. No português claro: quanto mais “chefe” você se torna, mais “chefes” você tem.


São reportes regionais, reportes por práticas, reportes por unidades de negócio, reportes por produtos e tantos outros mais.


E neste contexto somos líderes em alguns momentos e liderados em outros. Mas não somos só liderados por um chefe, mas sim por vários simultaneamente. E para transitar neste novo contexto profissional, é preciso saber ser liderado.


Saber ser liderado não tem nada a ver com ser submisso ou obedecer a ordens de cabeça baixa. Saber ser liderado é saber cumprir orientações performando como um elo importante da cadeia que não se deixa romper porque acredita no ideal desenhado pela liderança.

E isto não é submissão, é lealdade. Saber ser liderado é aprender com os acertos da liderança. Mas o mais importante é ao vivenciar um erro do líder (e isto sempre vai ocorrer porque líderes também são humanos) é ser solidário e apoiá-lo. Isto também é aprendizado para o liderado.


Uma forte liderança é sim um fator essencial para a construção de times de alta performance. Porém é importante também ressaltar que bons líderes preferem trabalhar com profissionais que possam ser seus “braços direitos”, como pilares sólidos para sustentar a visão da liderança.


Na nova economia e no cenário de negócios que vivenciamos, é fundamental para um profissional saber ser um dos pilares de sustentação destas diversas visões que nada mais são do que a divisão de um plano de negócios de grande amplitude.


Parece complicado? E é mesmo! Mas saber ser liderado neste novo contexto é fator determinante para ser um profissional de sucesso na nova economia.




fonte: http://vocesa.abril.com.br/blog/marcelo-cuellar/?p=524


terça-feira, 22 de março de 2011

CINCO OU NOVENTA E CINCO POR CENTO

Fonte: Folha de S.Paulo - 29/07/07.

"Os mais inteligentes em cargos de comando são aqueles que conseguem despertar nos outros a sensação de que fazem parte de um projeto maior. É uma característica que separa os chefes que ficarão na história dos que serão esquecidos"
(Howard Gardner - Psicólogo americano). Fonte: Veja - Edição 2.018.

5% OU 95%? ONDE VOCÊ SE ENCAIXA?

Tínhamos uma aula de Fisiologia na escola de medicina logo após a semana da Pátria. Como a maioria dos alunos havia viajado aproveitando o feriado prolongado, todos estavam ansiosos para contar as novidades aos colegas e a excitação era geral. Um velho professor entrou na sala e imediatamente percebeu que iria ter trabalho para conseguir silêncio.

Com grande dose de paciência tentou começar a aula, mas você acha que minha turma correspondeu ? Que nada. Com um certo constrangimento, o professor tornou a pedir silêncio educadamente.

Não adiantou, ignoramos a solicitação e continuamos firmes na conversa. Foi aí que o velho professor perdeu a paciência e deu a maior bronca que eu já presenciei.
Veja o que ele disse:

- "Prestem atenção porque eu vou falar isso uma única vez", disse, levantando a voz e um silêncio carregado de culpa se instalou em toda a sala e o professor continuou.

- "Desde que comecei a lecionar, isso já faz muito anos, descobri que nós professores, trabalhamos apenas 5% dos alunos de uma turma. Em todos esses anos observei que de cada cem alunos, apenas cinco são realmente aqueles que fazem alguma diferença no futuro; apenas cinco se tornam profissionais brilhantes e contribuem de forma significativa para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Os outros 95% servem apenas para fazer volume; são medíocres e passam pela vida sem deixar nada de útil.


O interessante é que esta porcentagem vale para todo o mundo. Se vocês prestarem atenção, notarão que de cem professores, apenas cinco são aqueles que fazem a diferença; de cem garçons, apenas cinco são excelentes; de cem motoristas de táxi, apenas cinco são verdadeiros profissionais; e podemos generalizar ainda mais: de cem pessoas, apenas cinco são verdadeiramente especiais. É uma pena muito grande não termos como separar estes 5% do resto, pois se isso fosse possível, eu deixaria apenas os alunos especiais nesta sala e colocaria os demais para fora, então teria o silêncio necessário para dar uma boa aula e dormiria tranqüilo sabendo ter investido nos melhores. Mas, infelizmente não há como saber quais de vocês são estes alunos. Só o tempo é capaz de mostrar isso. Portanto, terei de me conformar e tentar dar uma aula para os alunos especiais, apesar da confusão que estará sendo feita pelo resto. Claro que cada um de vocês sempre poderá escolher a qual grupo pertencerá. Obrigado pela atenção e vamos à aula de hoje".

Nem preciso dizer o silêncio que ficou na sala e o nível de atenção que o professor conseguiu após aquele discurso.

Aliás, a bronca tocou fundo em todos nós, pois minha turma teve um comportamento exemplar em todas as aulas de Fisiologia durante todo o semestre; afinal quem gostaria de espontaneamente ser classificado como fazendo parte do resto ?

Hoje não me lembro muita coisa das aulas de Fisiologia, mas a bronca do professor eu nunca mais esqueci. Para mim, aquele professor foi um dos 5% que fizeram a diferença em minha vida. De fato, percebi que ele tinha razão e, desde então, tenho feito de tudo para ficar sempre no grupo dos 5%, mas, como ele disse, não há como saber se estamos indo bem ou não; só o tempo dirá a que grupo pertencemos.

Contudo, uma coisa é certa: se não tentarmos ser especiais em tudo que fazemos, se não tentarmos fazer tudo o melhor possível, seguramente sobraremos na turma do resto.


http://www.faculdademental.com.br/pense2.php?not_id=0000944


_________________________



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...