
sexta-feira, 30 de março de 2012
RASC 20 ANOS

O SOM DO BARRO NA MÃO DO OLEIRO
domingo, 18 de março de 2012
EMPRESAS MUDAM ESTRATÉGIAS PARA SEGURAR TALENTOS
Conhecidas como políticas de retenção, as estratégias usadas para manter os profissionais nas empresas estão ganhando novos formatos. Remuneração atrativa e jornada flexível, por exemplo, deixaram de ser diferenciais.
Segundo pesquisa da consultoria internacional Hay Group, obtida com exclusividade pelaFolha, a principal tática para 79,8% das empresas entrevistadas é a promessa de um projeto de desenvolvimento de carreira.O estudo mostra também que 43% das companhias estão muito preocupadas com as estratégias para manter talentos --que são profissionais qualificados e bem-sucedidos.
O estudo mostra também que 43% das companhias estão muito preocupadas com as estratégias para manter talentos --que são profissionais qualificados e bem-sucedidos. leia matéria na íntegra
quarta-feira, 14 de março de 2012
ATITUDES DOS FUNCIONÁRIOS
quarta-feira, 7 de março de 2012
3 TIPOS DE PROFISSIONAL - Daniel Godri
- o papagaio - fala muito mas produz pouco
- o urubu - aquele pessimista que não consegue enxergar nada de positivo
- a águia - aquele que consegue enfrentar os problemas de forma fantástica. Aqui coloca a própria história da águia e sua superação.
sexta-feira, 2 de março de 2012
LER SEGREDO DA ARTE DE ESCREVER
Interessante e esclarecedor texto. A leitura nos exorta longas caminhadas. Elucida nosso caminhar. Ilumina nossas veredas. Torna-nos partícipes da sociedade em transformação, quando nos sentimos livres em nosso expressar.
O texto do escritor Jefferson Magno Costa, resultado de leituras e pesquisas várias, exorta-nos a produzir nossos próprios textos, a partir do conhecimento das técnicas de leitura, pois antes de ser um escritor, havemos de pensar em ser um bom leitor, ou simplesmente este último. Vamos então conferir. (Inajá Martins de Almeida)
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... escrever é uma arte, e não produto de simples improvisação. E na condição de arte, tem seus segredos, as suas exigências de natureza técnica. A primeira condição básica para se aprender a escrever é aprender a ler.
... existem quatro níveis de leitura?
- leitura elementar
- leitura inspecional
- leitura acumulativa
- leitura criativa ... nesse nível você lê para aprender como se deve escrever...
... devemos sempre ler com a mentalidade de quem estará sempre diante do desafio de criar seus próprios textos.
“Cada tempo tem o seu estilo. Mas estudar-lhes as formas mais apuradas da linguagem, desentranhar delas mil riquezas que, à força de velhas, se fazem novas, não me parece que se deva desprezar. Nem tudo tinham os antigos, nem tudo temos os modernos; com os haveres de uns e outros é que se enriquece o pecúlio comum." [Machado de Assis]
... “aprender a ler é a mais difícil das artes. Dediquei-me a isso oitenta anos e não posso me dar por satisfeito.” (Goethe)
Portanto, ler de maneira potencialmente proveitosa é muito difícil. É também uma arte, uma técnica, e requer escolha, orientação e método.
... Para podermos tirar proveito dos livros que lemos ... é necessário lermos metodicamente, com um propósito formativo, cumprindo um programa de leitura que no final nos capacite a fazer a chamada intertextualização, e tirar o máximo proveito do que lemos... [Jefferson Magno Costa) leia o texto em sua íntegra
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012
quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012
ESCOLHA UM OBJETIVO NA VIDA E LUTE POR ELE - Jefferson Magno Costa
segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012
quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012
A FORÇA DA SUA MOTIVAÇÃO
MENSAGENS E IMAGENS - RASC
quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012
AULA INAUGURAL NOVO PROJETO DIDÁTICO - turma II
quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012
AULA INAUGURAL NOVO PROJETO DIDÁTICO - turma I
AUTOBIOGRAFIA - QUEM É VOCÊ?


segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012
O ATO DE LER - Inajá Martins de Almeida

Dê-me uma palavra e eu formulo uma frase.
Dê-me uma frase e eu escrevo um texto.
Dê-me um texto e eu componho um livro”. (1)
Definições, conceitos, significações, frases, textos, livros, são atributos de que nos valemos, quando nos predispomos a fazer uma pesquisa mais acurada de algo que queremos conhecer melhor.
Definimos, conceituamos, buscamos significados, formulamos frases, elaboramos textos, compomos livros, tudo para perpetuar nossa idéia e percebemos que:
"Os livros que em nossa vida entraram, são como a radiação de um corpo negro, apontando pra expansão do Universo, porque a frase, o conceito, o enredo, o verso (e, sem dúvida, sobretudo o verso) é o que pode lançar mundos no mundo". (4)
O livro que entra em nossa vida, portanto, já não é mais o mesmo: já deixou de ser estático num canto da estante; agora, ele, descortinou novos horizontes para nós; já nos enriqueceu um pouco mais; já nos tirou da ignorância verbal e oral; já nos transformou; já nos cativou; já se tornou responsável por aquele que cativou. continue lendo
terça-feira, 31 de janeiro de 2012
A PIPOCA - Rubem Alves
As comidas, para mim, são entidades oníricas.
Provocam a minha capacidade de sonhar. Nunca imaginei, entretanto, que chegaria um dia em que a pipoca iria me fazer sonhar. Pois foi precisamente isso que aconteceu.
Percebi, então, a relação metafórica entre a pipoca e o ato de pensar. Um bom pensamento nasce como uma pipoca que estoura, de forma inesperada e imprevisível.
A pipoca se revelou a mim, então, como um extraordinário objeto poético. Poético porque, ao pensar nelas, as pipocas, meu pensamento se pôs a dar estouros e pulos como aqueles das pipocas dentro de uma panela...
quinta-feira, 8 de dezembro de 2011
CONFRATERNIZAÇÃO ANO LETIVO 2011
quarta-feira, 30 de novembro de 2011
NOVOS TEMPOS
É um novo tempo que se apresenta às conquistas.
Tempo que aponta a projetos criativos
Perspectivas novas num tempo de renovo.

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Tempo de sonhar.
Tempo de planejar.
Tempo de amar.
Tempo para se construir pontes.
Tempo para edificar.
Tempo para derrubar
barreiras e muralhas .
Tempo para renovar.
Tempo para criar rotas.
Tempo para caminhar
caminhos coloridos.
Tempo para semear
Tempo para colher.
Tempo – agora!
Inajá Martins de Almeida
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II Encontro virtual para professores
Prof. Jairo encerra a videoconferência desse dia com o poema desta que escreve.
Foram dois dias - 30/11 e 01/12/2011 em que tivemos oportunidade de conhecer as novas diretrizes do programa para o ano de 2012, encontrar professores, trocar ideias e planos. Momento gratificante para todos.
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Caro leitor que esteve conosco até aqui. Penso que você também poderá gostar de outro texto :
Momento para novas rotas
leia clicando em http://retalhosdeleituras.blogspot.com/2011/06/momento-para-novas-rotas.html
segunda-feira, 10 de outubro de 2011
quinta-feira, 6 de outubro de 2011
segunda-feira, 3 de outubro de 2011
LOJA CONCEITO DO BANCO DO BRASIL
sexta-feira, 2 de setembro de 2011
CURSO TÉCNICO BANCÁRIO ADMINISTRATIVO
1º ENCONTRO INTERATIVO
Nosso grupo de adolescentes aprendizes da RASC São Carlos, conta hoje com jovens executando tarefas bancárias.
Desde julho de 2010 o grupo que iniciou com duas jovens, se sente agraciado com a chegada gradativa dos colegas.

clique sobre a imagem
Nesse momento, jovens que participam do projeto há um ano, discorreram sobre suas atividades dentro das respectivas agências, seus anseios presentes e futuros, as experiências vivenciadas quando das aulas.
Abordaram sobre a oportunidade, há poucos concedida, de estarem ao mesmo tempo estudando, trabalhando adquirindo experiências únicas para a trajetória profissional.
Experiências compartilhadas, numa tarde envolvente com gosto de quero mais.
quinta-feira, 25 de agosto de 2011
terça-feira, 23 de agosto de 2011
CURSO TÉCNICAS PROFISSIONALIZANTES - sábado
quarta-feira, 11 de maio de 2011
QUEM CARREGA O PIANO ?

(dezembro de 2010 - foto encaminhada por Amanda)
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Você já reparou naqueles quatro tipos de pessoas que podem ser facilmente percebidos e encontrados nas empresas?
Pois bem, existem pessoas que:
- carregam o piano,
- ficam apenas olhando,
- querem somente tocá-lo
- ficam em cima enquanto os outros carregam
Essas pessoas podem ser rapidamente identificadas quando o piano aparece.
Vejam então o que acontece.
1. As que carregam o piano são pessoas que não temem o trabalho, assumem as tarefas, encaram o problema e somente o abandonam quando uma solução é encontrada. São as pessoas das quais lembramos numa situação que exige resultados e rapidez. Elas fazem sem que seja preciso mandar.
2. As que ficam olhando preferem passar despercebidas, assim ninguém as chama para o trabalho. Não importa se o piano está pesado ou não, elas ficam de fora. Você não pode contar com elas.
3. As pessoas que preferem tocar o piano, adoram falar e aparecer. Lançam ideias mirabolantes e fora do contexto que na maioria das vezes servem mais para distrair o foco do problema e elas se livrarem de carregar a sua parte. Estas só fazem quando são cobradas e isso tem de ser feito o tempo todo.
4. As pessoas que querem ficar em cima do piano são aquelas que além de não fazerem nada, ainda querem aproveitar-se do trabalho alheio. São preguiçosas na essência e perigosas porque fazem tudo pelo seu objetivo: Sair-se bem as custas dos outros. Em vez de ajudar, elas na verdade aumentam o peso.
Veja onde você se encontra e onde estão os que trabalham com você, pois o piano precisa ser carregado, assim como precisa ser tocado também.
Seria ideal que todos tocassem o piano, assim como o carregassem também.
Vocês repararam na foto que encabeça esta matéria? Pois é... Esta é a turma do piano.
segunda-feira, 18 de abril de 2011
TALENTO: quem recebeu menos e multiplicou provou ter mais capacidade do que quem recebeu mais
Jefferson Magno Costa - http://jeffersonmagnocosta.blogspot.com/
Toda pessoa possuidora de talentos corre o risco de os usar mal, os enterrar ou os perder, e quando um dia estiver diante de Deus, não dará boa conta deles.
Alguns por terem caído no pecado da soberba, outros por terem caído no pecado da inveja, e outros por terem caído no pecado da falta de decisão e firmeza, que é o pecado da omissão.
Na parábola dos dez talentos usada por Jesus (Mt 25.14-30), o servo que enterrou o único talento que recebera de seu senhor, cometeu esse último pecado.
Porém, ele poderia ter sido considerado o melhor, e ter-se mostrado muito mais capaz do que os outros dois servos que haviam recebido dois e cinco talentos, caso não tivesse enterrado o seu.
Certa vez um grupo de teólogos iniciou um debate para saber qual dos criados da parábola dos dez talentos se mostrara mais sábio e capaz, se o que com dois talentos conseguira outros dois, ou se o que com cinco talentos conseguira outros cinco.
Por não terem conseguido chegar a uma conclusão, os teólogos resolveram levar o problema para um grupo de experientes comerciantes e empresários, os quais concluíram que mais habilidoso tinha sido o servo que com dois talentos conseguira mais dois talentos do que o que com cinco talentos conseguira mais cinco.
A justificativa para essa conclusão os comerciantes e empresários haviam tirado da própria experiência: É mais difícil ganhar pouco com pouco do que muito com muito.
E também acrescentaram que se o servo que recebera um só talento tivesse conseguido outro talento, teria superado largamente em capacidade ao servo que recebera dois e ao servo que recebera cinco.
Essa última conclusão serve de grande consolação e incentivo às pessoas que se consideram possuidoras de pouco ou quase nenhum talento.
Pegue o único talento que você tem, apresente-o a Deus, diga-lhe que quer usá-lo para o engrandecimento, a honra e a glória do Seu Reino, e prepare-se para testemunhar milagres!
quinta-feira, 31 de março de 2011
LIDERAR
Liderar é importante. Saber ser liderado também.
O tema liderança já é quase um chavão no mundo de Recursos Humanos. Há programas de desenvolvimento das lideranças, formação dos futuros líderes, discussões sobre lideranças inatas, etc.
Mas em um mundo globalizado e estruturas matriciais cada vez mais frequentes, os conceitos de liderança ensinados na academia nem sempre são de fácil visualização na prática. Quanto mais seniores são as posições nas empresas, mais reportes diretos e indiretos os profissionais têm. No português claro: quanto mais “chefe” você se torna, mais “chefes” você tem.
São reportes regionais, reportes por práticas, reportes por unidades de negócio, reportes por produtos e tantos outros mais.
E neste contexto somos líderes em alguns momentos e liderados em outros. Mas não somos só liderados por um chefe, mas sim por vários simultaneamente. E para transitar neste novo contexto profissional, é preciso saber ser liderado.
Saber ser liderado não tem nada a ver com ser submisso ou obedecer a ordens de cabeça baixa. Saber ser liderado é saber cumprir orientações performando como um elo importante da cadeia que não se deixa romper porque acredita no ideal desenhado pela liderança.
E isto não é submissão, é lealdade. Saber ser liderado é aprender com os acertos da liderança. Mas o mais importante é ao vivenciar um erro do líder (e isto sempre vai ocorrer porque líderes também são humanos) é ser solidário e apoiá-lo. Isto também é aprendizado para o liderado.
Uma forte liderança é sim um fator essencial para a construção de times de alta performance. Porém é importante também ressaltar que bons líderes preferem trabalhar com profissionais que possam ser seus “braços direitos”, como pilares sólidos para sustentar a visão da liderança.
Na nova economia e no cenário de negócios que vivenciamos, é fundamental para um profissional saber ser um dos pilares de sustentação destas diversas visões que nada mais são do que a divisão de um plano de negócios de grande amplitude.
Parece complicado? E é mesmo! Mas saber ser liderado neste novo contexto é fator determinante para ser um profissional de sucesso na nova economia.
fonte: http://vocesa.abril.com.br/blog/marcelo-cuellar/?p=524
terça-feira, 22 de março de 2011
CINCO OU NOVENTA E CINCO POR CENTO
Fonte: Folha de S.Paulo - 29/07/07.
"Os mais inteligentes em cargos de comando são aqueles que conseguem despertar nos outros a sensação de que fazem parte de um projeto maior. É uma característica que separa os chefes que ficarão na história dos que serão esquecidos"
(Howard Gardner - Psicólogo americano). Fonte: Veja - Edição 2.018.
5% OU 95%? ONDE VOCÊ SE ENCAIXA?
Tínhamos uma aula de Fisiologia na escola de medicina logo após a semana da Pátria. Como a maioria dos alunos havia viajado aproveitando o feriado prolongado, todos estavam ansiosos para contar as novidades aos colegas e a excitação era geral. Um velho professor entrou na sala e imediatamente percebeu que iria ter trabalho para conseguir silêncio.
Com grande dose de paciência tentou começar a aula, mas você acha que minha turma correspondeu ? Que nada. Com um certo constrangimento, o professor tornou a pedir silêncio educadamente.
Não adiantou, ignoramos a solicitação e continuamos firmes na conversa. Foi aí que o velho professor perdeu a paciência e deu a maior bronca que eu já presenciei.
Veja o que ele disse:
- "Prestem atenção porque eu vou falar isso uma única vez", disse, levantando a voz e um silêncio carregado de culpa se instalou em toda a sala e o professor continuou.
- "Desde que comecei a lecionar, isso já faz muito anos, descobri que nós professores, trabalhamos apenas 5% dos alunos de uma turma. Em todos esses anos observei que de cada cem alunos, apenas cinco são realmente aqueles que fazem alguma diferença no futuro; apenas cinco se tornam profissionais brilhantes e contribuem de forma significativa para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Os outros 95% servem apenas para fazer volume; são medíocres e passam pela vida sem deixar nada de útil.
O interessante é que esta porcentagem vale para todo o mundo. Se vocês prestarem atenção, notarão que de cem professores, apenas cinco são aqueles que fazem a diferença; de cem garçons, apenas cinco são excelentes; de cem motoristas de táxi, apenas cinco são verdadeiros profissionais; e podemos generalizar ainda mais: de cem pessoas, apenas cinco são verdadeiramente especiais. É uma pena muito grande não termos como separar estes 5% do resto, pois se isso fosse possível, eu deixaria apenas os alunos especiais nesta sala e colocaria os demais para fora, então teria o silêncio necessário para dar uma boa aula e dormiria tranqüilo sabendo ter investido nos melhores. Mas, infelizmente não há como saber quais de vocês são estes alunos. Só o tempo é capaz de mostrar isso. Portanto, terei de me conformar e tentar dar uma aula para os alunos especiais, apesar da confusão que estará sendo feita pelo resto. Claro que cada um de vocês sempre poderá escolher a qual grupo pertencerá. Obrigado pela atenção e vamos à aula de hoje".
Nem preciso dizer o silêncio que ficou na sala e o nível de atenção que o professor conseguiu após aquele discurso.
Aliás, a bronca tocou fundo em todos nós, pois minha turma teve um comportamento exemplar em todas as aulas de Fisiologia durante todo o semestre; afinal quem gostaria de espontaneamente ser classificado como fazendo parte do resto ?
Hoje não me lembro muita coisa das aulas de Fisiologia, mas a bronca do professor eu nunca mais esqueci. Para mim, aquele professor foi um dos 5% que fizeram a diferença em minha vida. De fato, percebi que ele tinha razão e, desde então, tenho feito de tudo para ficar sempre no grupo dos 5%, mas, como ele disse, não há como saber se estamos indo bem ou não; só o tempo dirá a que grupo pertencemos.
Contudo, uma coisa é certa: se não tentarmos ser especiais em tudo que fazemos, se não tentarmos fazer tudo o melhor possível, seguramente sobraremos na turma do resto.
http://www.faculdademental.com.br/pense2.php?not_id=0000944
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segunda-feira, 21 de março de 2011
sábado, 19 de março de 2011
ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL
Estrutura Organizacional | |
A BB Previdência possui sua estrutura organizada conforme o organograma abaixo. |

SECRETARIADO - Conhecendo a estrutura de uma organização -
aula nº 13 (págs 259/265) - apostila 2 - Material ilustrativo
Apresentação aula: Elvio Antunes de Arruda
Pesquisa para esta postagem: Inajá Martins de Almeida
Alunas: Amanda, Bruna e Luana
Local: São Carlos
Data: 16/03/2011